quinta-feira, 22 de março de 2007

"The Weirdness" - The Stooges - 2007

“The Stooges” lançado em 1969 é um dos grandes discos de todos os tempos do rock. Seminal, visceral e repleto de energia influenciou geração após geração e fez de Iggy Pop um mito, uma espécie de anti herói sujo e canalha, peça fundamental na história do rock. Eis que mais de 33 anos depois do último e excelente “Raw Power”(1973) a banda lança um novo disco.

“The Weirdness” traz de volta Iggy Pop ao lado dos irmãos Ron Asheton na guitarra e Scott Asheton na bateria, além do baixista Mike Watt que já está com eles há algum tempo. A produção ficou por conta de Steve Albini, que “limpou” muito o som da banda, sempre caracterizado pela podreira, pelos estilhaços de acordes voando e ensurdecendo.

A grande sacada ao ouvir esse disco é não comparar com aquele Stooges de 30 anos atrás. Não tem como. Os três discos que a banda lançou anteriormente tem um poder especial, daqueles que só são produzidos em conjunto com várias nuances históricas. Seria pedir demais para Iggy e cia reproduzirem o feito. Agora, por causa disso dizer que “The Weirdness” é um disco ruim, cria-se uma imensa distância.

A força da banda está lá ainda, com as guitarras soando, bateria esmurrando, baixo pulsando a mil e a voz de Iggy Pop contando histórias, destoando sarcasmo. Faixas como “Trollin”, “She Took Me Money”, “You Can´t Have Friends”, “ATM” e “I´m Fried” são ótimas podreiras para se escutar bem alto. “Idea Of Fun” o primeiro single dessa nova fase é uma das músicas mais loucas do ano até agora com Iggy afirmando no refrão que sua idéia de diversão é “matar todo mundo”.

“The Weirdness” não é para ser levado tão a sério como muita gente está fazendo. Não é para ser comparado com os antigos discos, pois chega a ser covardia. No entanto, se qualquer banda nova lançasse um disco desses teria seu nome alardeado aos quatro cantos como a nova sensação do rock n´roll, essa pequena grande coisa que o próprio Stooges ajudou e muito a criar.

Relaxe, abra uma cerveja, pegue uma revista do Robert Crumb, coloque o disco e aumente o som, mas aumente mesmo. Não vai mudar em nada a cotação do Dólar, mas com certeza trará 40 minutos de pura diversão, ainda que não seja a mesma de tempos atrás continua valendo a pena. Bem a pena.

Entre no my space e escute “Idea Of Fun”:
http://www.myspace.com/iggyandthestooges .

Um comentário:

Sic disse...

Iggy Pop....sonho de consumo durante anos :D