segunda-feira, 5 de março de 2007

"Simancol" - Jorge Quase - 2006

Conheci o quarteto paulistano Jorge Quase devido ao jornalista Arthur Dapieve que colocou a banda entre seus melhores de 2006. Como a opinião de Dapieve é quase sempre relevante resolvi dar uma conferida e gostei do que ouvi. “Simancol” foi lançado ano passado com trabalho gráfico que lembra um remédio e uma bula é bem legal.

Formado por Bruno Balan na bateria, Daniel Santoro na guitarra, Ricardo Ferreira no baixo, além do dito Jorge Quase no vocal, violão e guitarra o som da banda pode ser traduzido por despretensão e ironia. O resultado é tão desencanado que parece que a alma da banda é carioca, lembrando nas suas letras momentos de artistas como Roger Moreira e Léo Jaime.

Um caldeirão de sons é que o podemos ouvir nas dez canções do disco, com ritmos distintos entre si, mas sempre com grande apelo pop seja no punk, rock, funk, ska, brega, samba ou marchinha de carnaval. O que poderia representar uma grande confusão acaba sendo responsável por uma alegria sem maiores explicações.

“A Festa” é um rock bem humorado com letra pra cima e instrumental que remete um pouco aos anos 80. “Mariela” é uma linda canção de amor perdida nos anos 50 e não se espante se você sair cantando pela sala depois os seus versos. Em “Outro Dia”, Jorge canta sem soar piegas e cheio de charlatanice: “Por isso me liga/Me escreve uma carta, um e-mail/Me manda sinais de fumaça/Me envia um postal da Jamaica/Me manda um alô via fax/Ou por telepatia/Vem me visitar nos meus sonhos/Dedica um poema pra mim/Pelo menos me liga.”

A ironia é o grande fio condutor desse álbum e resulta nos melhores momentos como na mais autêntica marchinha de carnaval “Simancol” com os versos: “Se seus amigos têm te evitado/Não respondem seus recados, não ligam pra você/Pode ser que você seja mais um chato/Seja inconveniente e precise se tocar/Talvez você não perceba isso direito/Mas precisa o quanto antes nisso dar um jeito”.

Tem ainda o convite ao samba de “Sambinha”, onde temos: “Já sei, você prefere rock n’ roll/ Curte um reggae, um ska/Mas dá uma chance pro samba, cê vai ver, também é bom”, ou a acústica e totalmente bem sacada “Deprê”, uma balada com a letra dizendo “Vou me entupir de chocolate/Vou me embebedar com leite parmalat/Tomar dois litros de sorvete com caramelo/Pra ver se eu esqueço você/Ficar na frente da tv o dia inteiro/Pra ver se eu esqueço você”.

Outro destaque é a engraçadissima “Gordinho Peludo”, uma brega que bebe descaradamente e de maneira despojada em Odair José, promovendo boas risadas nessa estranha relação. Fechando temos a versão ao vivo para a cotidiana “João Saiu Para Comprar Cigarros e Nunca Mais Voltou”, um pop rock com história que remete a Legião Urbana.

O primeiro disco do Jorge Quase tem mais acertos do que erros, talvez falte explorar mais o lado bem humorado da banda e conseguir mais unidade, mas o resultado desse “Simancol” é bem interessante no final e merece ser escutado. Entre n
o site oficial da banda: http://www.ohabitat.com/jorgequase o álbum está completamente disponível para download. Vai lá.

Nenhum comentário: