terça-feira, 27 de março de 2007

"Make Another World" - Idlewild - 2007

Sempre que me deparo com um disco que tenha duração em torno de 40 minutos, já escuto este de maneira diferente. Esse negócio de colocar muita música em cd, pelo simples fato de caber nele é responsável por transformar possíveis grandes discos em trabalhos medianos pois acabam gerando canções menos inspiradas que poderiam muito bem ter ficado de fora.

O disco novo do Idlewild lançado este mês tem 34 minutos espalhados em 10 faixas, o que colabora bastante para o ótimo resultado final. A banda escocesa formada em 1995, liderada pelo vocalista Roddy Womble e contando com Rod Jones e Allan Stewart nas guitarras, Gareth Russell no baixo e Colin Newton na bateria traz “Make Another World” para o mercado.

O Idlewild sempre foi uma banda excelente, com grandes influências de R.E.M (principalmente), Husker Du e o pós punk dos anos 80. Seus álbuns apesar de nunca terem recebido um grande reconhecimento do público cativaram fãs ao redor do mundo, discos como “The Remote Part” de 2002 são pequenas obras primas desta década, no entanto a banda vinha de um lançamento um tanto quanto inconsistente em 2005, intitulado “Warning/Promises”.

Neste “Make Another World” a banda abraça novamente as suas influências do R.E.M com uma paixão que não demonstrava já há algum tempo, fazendo um belo disco. As guitarras dão o toque para abrir com “In Competition For The Worst Time” e “Everything (As It Moves)”, a reverência para com a banda de Michael Stipe e Cia. aparece em canções como a faixa titulo, a excelente “If It Takes You Home” e a balada “Once In Your Life”. “Finished It Remains” fecha o disco, trazendo aquele rock básico, sem grandes firulas, mas com um apelo crescente na melodia e no refrão.

Depois que o álbum acaba a certeza que fica é que bandas tão honestas e cientes da sua sonoridade como o Idlewild sempre serão importantes. Roddy Womble depois do belíssimo disco que lançou solo no ano passado, volta com tudo, com a voz sempre acima da média da maioria e trazendo novas canções para tocarem no nosso dia a dia. É bom ter o Idlewild de volta.

Site Oficial da banda: http://www.idlewild.co.uk/ .
My Space: http://www.myspace.com/idlewild .

Nenhum comentário: