domingo, 18 de março de 2007

"The Search" - Son Volt - 2007

Primeiro um pouco de história. A banda americana Uncle Tupelo teve uma carreira curta, mas brilhante lançando ótimos discos entre 1990 e 1993 como “Still Feel Gone” de 1991. Em meados de 1994 as coisas acabaram e seus dois pilares alçaram outros vôos, Jeff Tweedy montou o excelente Wilco e constituiu uma carreira repleta de acertos com sua nova banda e Jay Farrar seguiu com um novo projeto chamado Son Volt.

Quanto ao Wilco, se tornou uma das bandas mais importantes dos últimos 10 anos. E o Son Volt? Bom, apesar de receber sempre criticas positivas e produzir ótimos discos o reconhecimento dado a Jay Farrar é muito menor do que aquele oferecido (com razão) a Jeff Tweedy. Talvez por ter mudado pouco sua sonoridade no decorrer dos tempos, fincando o pé no folk, no country e no tradicional rock americano sem adicionar novos elementos, isso tenha acontecido.

“The Search” o seu quinto disco, lançado na gringa esse mês talvez venha mudar esse cenário e dar o devido reconhecimento ao músico. Um disco brilhante que provavelmente seja o melhor da carreira da banda que ainda tem os competentes Brad Rice nas guitarras, Derry DeBorja nos telcados, Andreew Duplantis no baixo e Dave Bryson na bateria. Até o momento um dos melhores lançamentos de um ano repleto de boa música e que mal começou.

Momentos inspiradíssimos como “This Picture” que traz os metais a primeira prova criando todo um clima para a canção, “Beacon Soul” um folk pop com a voz de Jay Farrar emulando tempos mais antigos e comovendo o ouvinte ou “Methamphetamine” uma balada folk, com um lindo piano que entra na cabeça, sendo bastante difícil retirar depois enquanto se cantarola a melodia e o refrão pelos cantos.

Outros destaques são o belo dueto com a cantora Shannon McNally em “Highways and Cigarettes”, o rock tradicionalista com ecos de Tom Petty de “Action”, com uma variação vocal bem bacana ou a belíssima “Adrenaline And Heresy” espalhando melancolia de maneira suave enquanto o piano dita o ritmo da canção.

Jay Farrar está cantando de forma impressionante e finca os seus pés de vez na sua idéia de música, um tanto quanto conservadora, mas de uma qualidade que beira o genial. “The Search” pode até não chegar a quantidade de pessoas que o excelente “Sky Blue Sky” do Wilco vai chegar, mas com certeza emocionará tanto quanto este para aqueles que o escutarem.

Site Oficial da banda:
http://www.sonvolt.net .

2 comentários:

Sic disse...

Ei faz tempo que eu não venho aqui, nossa, como tu consegues postar tanta informação? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fiquei louca pra ler o livro do Takeda, ó o livro de cronicas futebolisticas ainda te espera, pode rolar uma permuta básica, além do que eu agora moro bem pertinho de ti, quando estás em Belém, logo...

Ah! Graforréia Xilamornica é o meu calcanhar de aquilis quando o assunto é rock gaúcho, tu sabes que eu sou preconceitusoa, mas adoro graforréia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

glória aos que merecem! faço minhas as suas palavras.
esse disco novo do Son Volt é mesmo excelente.

a propósito, postei o primeiro da Shannon McNally lá no blog! =)

abraço.