quarta-feira, 28 de março de 2007

"Strangelet" - Grant Lee Phillips - 2007

A classe devia ser fundamental na vida. Não uma classe esnobe e soberba, mas aquela natural e encantadora. Um disco com classe é um privilegio para poucos, com charme suficiente para ficar no player alguns dias e desacelarar um pouco em nós, essa síndrome de ficar mudando de discos a todo momento para acompanhar o que aparece pelos blogs e comunidades da internet.

O americano Grant Lee Phillips pode ser considerado um desses poucos, pois vez ou outra arremessa sua nobreza em belas canções. Foi assim quando ainda tinha sua banda, o Grant Lee Buffalo que nos brindou com a pequena obra prima “Fuzzy” em 1993, ou quando já em carreira solo lançou “Mobilize” em 2001 ou “Virginia Creeper” (que traz a melhor música do cantor para mim, “Mona Lisa”) em 2004.

Ano passado, foi a vez do cantor brindar suas músicas favoritas em um disco de covers intitulado “Nineteenneighties”, que passou quase que despercebido pelo público. Eis que essa semana entra no mercado americano “Strangelet” o novo trabalho de Grant Lee Phillips, recheado das habituais referências do universo folk rock das décadas de 60 e 70 e com a qualidade que aprendemos a apreciar.

“Runaway” abre tensa e nervosa em meio a violões até ganhar ritmo com a bateria e com o a palavra título sendo repetida com a já falada classe pelo cantor. “Soft Asylum (No Way Out)” chega com uma beleza magistral. “Fountain Of Youth” emula Elvis Costello, enquanto “Hidden Hand” tem toques de Neil Young. “Chain Lightning” se faz apaixonar pelas orquestrações que a conduzem.

“Raise The Spirit” tem aquele clima dos anos 80 que o artista tanto gosta de explorar (e o faz muito bem), “Same Blue Devils” é uma baladona com ecos de Bob Dylan e The Band, “Johnny Guitar” tem os toques mais rock do disco em uma canção deliciosa e semi perfeita, “So Much” fecha o álbum com maestria conduzida pelo estilo tradicional do cantor.

Quando coloquei “Strangelet” para tocar no trabalho ontem pela manhã, fui me tocar de tirar somente perto das 13:00hs, ao me dirigir para almoçar, voltando e apertando o play de novo. Um disco que me merece a alcunha de soberbo sem dúvida, mostrando o artista em ótima forma e que traz para os ouvintes toques de classe, extrema classe.

P.S: E desconsidere essa capa horrível :)

Site oficial:
http://www.grantleephillips.com
My Space:
http://myspace.com/grantleephillips

Veja e escute “Soft Asylum (No Way Out)” logo abaixo.

Um comentário:

Mizuhara disse...

caraaaaaaamba meu quantas boas resenhas =) . Tá a todo vapor hein! Continue assim q eu to adorando ver materia nova todo dia \o/.
Vou ouvir o Grant agora ^^