segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mundo Livre S/A - Gold Mar Hotel (PA) - 25.10.2009

Domingueira em Belém, véspera de feriado. O sol já estava se encaminhado para sair de cena quando o “Esquenta” do 4º Festival Se Rasgum começava a acontecer. Na pauta da noite várias atrações bacanas e promessa de mais um grande show dos pernambucanos do Mundo Livre S/A na cidade. A banda deixou uma boa imagem para trás quando de maneira apoteótica encerrou o primeiro Festival Se Rasgum em 2006.
A primeira banda a subir no palco do ótimo ambiente do Gold Mar Hotel foi Pio Lobato & Suposto Projeto. Proposta interessante do sempre competente Pio Lobato. É esperar para ver se teremos novas coisas pela frente. Depois de algum tempo, o Metaleiras da Amazônia comandou um baile de ritmos paraenses e latinos. Todo mundo se balançando na platéia enquanto os metais sangravam e davam o rumo do show. Classe pura.
Depois de uma espera até relativamente grande, Fred 04 e sua trupe sobem para comandar o grande show da noite. Já vi alguns shows do Mundo Livre S/A na vida e nunca presenciei nada nem mais ou menos. Dessa vez não foi diferente. A banda atacou logo de entrada com “Bolo de Ameixa” do disco “Carnaval na Obra” de 1998 que tocou muito na MTV na época e a poderosa “Free World” do “Guentando a Ôia” de 1996. O clima estava criado.
Daí em diante a banda enfileirou hits como “Musa da Ilha Grande” (cantada pela galera), “Mexe Mexe” e “Pastilhas Coloridas” (com direito a coro forte no refrão), entre outras como “Homero, O Junkie” e as clássicas “Manguebit” e “A Bola do Jogo”. Fred 04 ditava o ritmo ora do cavaquinho mais metal da história, ora da sua guitarra. Fábio Malandragem não ficava atrás e moldava quase todas as canções com o groove forte do seu baixo.
Para o bis a banda deixou um momento lírico e outro para encerrar com tudo vibrando lá em cima. Primeiro a bela “Meu Esquema”, depois a cacetada de “Treme-Treme (Shakin ‘All Over) do disco “Por Pouco” de 2000. Fim de festa e algumas certezas circulam pela mente em comentários com os amigos presentes. A maior delas, sem dúvida, é que mesmo depois de 15 anos da sua estréia, o Mundo Livre S/A continua esbanjando categoria e boa música. Banda fodaça.
Site Oficial: http://www.mundolivresa.com

3 comentários:

André Sampaio disse...

Você deixou de falar que após o Metaleiras e antes do Mundo Livre teve o grande DJ Patrick Torquato, por isso essa grande espera que você fala, na verdade era o show dele.

Gustavo Rodrigues disse...

Tive a mesma impressão quando li "espera relativamente grande". Mas acho que o Adriano se referia ao retorno da banda a Belém.
Não sei...
Pelo que me lembro não houve atraso, a banda entrou no horário esperado e os intervalos entre as bandas foram de 1 hora.

E o Tor4 continuou com um set matador depois do show do Mundo Livre.

P.s. Abração, Adriano! O blog continua firmeza, como sempre.

Adriano Mello Costa disse...

Salve André e Gustavo,

Na verdade a "espera relativamente grande" não se refere a quaisquer atrasos, nem que a banda passou da hora de subir no palco e sim todo o processo da abertura da festa até o momento. Não desmerecendo em nada o DJ Tor4 que tocava antes da banda, mas naquela hora se ja queria era o Mundo Livre mesmo. Nada demais.

Abraços aos dois.
P.s: Valeu Gustavo pelos elogios. Continue aparecendo por aqui. A Se Rasgum continua de parabens...