quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Woodstock" - Pete Fornatale

O festival de Woodstock não para de render novos produtos. No campo da literatura, temos outro livro a se aventurar para contar as aventuras e desventuras do clássico festival. “Woodstock” (“Back To The Garden” no original) de Pete Fornatale lançado no Brasil pela Editora Agir neste ano, traz a já conhecida história através de depoimentos de músicos, pessoas da produção, jornalistas e espectadores que lá estiveram presentes.
Pete Fornatale, o autor do livro, é um conhecido radialista e DJ na cidade de Nova York desde o final dos anos 60 e demonstra um conhecimento grande sobre os artistas envolvidos e a expressão musical da época. Os fatos são organizados e montados em três capítulos, um para cada dia do festival, sendo subdivididos em partes para cada artista de acordo com a sua respectiva ordem de apresentação.
O mais interessante desse novo rebento é que são apresentados artistas que na grande maioria dos textos sobre o assunto, acabam ficando de fora, como John Sebastian, Melanie, Arlo Guthrie, The Incredible String Band e Ten Years After, entre outros. Outro ponto bacana é que por contar a história por ordem de apresentação, o leitor acaba por se envolver mais e imaginar que faz parte da exata ordem das coisas.
O que no filme marcou uma geração e tomou ares de engraçado, mesmo através de um humor peculiar enxertado por doses e mais doses de drogas e álcool, neste livro ganha tons menos leves. O universo para o qual foi montado o festival mesmo recheado de paz, sem confusões ou brigas, era um imenso caos, onde falta comida e o devido suporte para necessidades sanitárias, o que leva a imaginar como não aconteceu uma tragédia, inclusive pela grande chuva que avançou em determinado momentos.
No mais é sempre interessante ouvir histórias já conhecidas e clássicas como a abertura de Richie Havens, a apresentação visceral de Joe Cocker e sua versão matadora “With A Little Help From My Friends” dos Beatles, o furacão chamado Santana e Jimi Hendrix no auge da sua forma entortando o hino nacional norte americano. “Woodstock” de Pete Fornatale, é uma leitura prazerosa, apesar de já sabermos de quase tudo que está lá descrito.

Nenhum comentário: