sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"Up Frow Bellow” - Edward Sharpe & The Magnetic Zeros - 2009

O movimento hippie e seus conceitos já passaram pela música faz um bom tempo. Por volta de 30 ou 40 anos atrás. Até os filhos gerados nessa época de paz, amor, sonhos e decepções já estão trilhando outros caminhos. No entanto ao escutar “Up Frow Bellow”, disco de estréia dos californianos do Edward Sharpe & The Magnetic Zeros, parece que para eles nada passou, pois aparentam ser os dignos descendentes da referida época.
O grupo é comandado por Alex Ebert (não, não existe nenhum Edward Sharpe na banda), que lidera entre nove e treze integrantes de modo itinerante, saindo para se apresentar Estados Unidos afora viajando dentro de um ônibus. A sonoridade é um folk rock com fartas porções de psicodelia, influenciado por bandas antigas como Grateful Dead, Jefferson Airplane e The Mamas And The Papas e por outras mais recentes como o Arcade Fire.
Essencialmente “Up From Bellow” é um disco para cima, vibrante, com backing vocals em vários momentos. Em outras faixas soa contemplativo e até mesmo um pouco sombrio. O começo com “40 Day Dream” e “Janglin” (em que a banda cita a si mesmo) não empolga tanto, mas depois da terceira faixa que dá nome ao disco, o clima melhora bem. A música é um indie country que traz letras como: “Eu tinha apenas cinco anos quando meu pai me disse que ia morrer.” Para baixo não?
“Carries On” que vem na sequência é uma bela canção. Simples, singela e apaixonante. Jade” flerta com Bob Dylan para contar a história de uma garota que encanta onde passa, que atrai pessoas só para vê-la. “Home” é cheia de assobios, para cima, com vocal dividido entre homem e mulher e letra que trata de uma relação amorosa. “Desert Song” é atmosférica, com vocal forte e um climão estilo Arcade Fire no ar. "Black Water” é introspectiva e melódica.
“Come In Please” lembra Jefferson Airplane, versa sobre se encontrar e traz referências a “Sympathy For The Devil” do Rolling Stones mais ao seu final. “Simplest Love” é curta, com letra boba e emula paisagens mais etéreas. “Kisses Over Babylon” é uma tremenda confusão de espanhol com inglês e poderia ter ficado de fora. “Brother” vem somente no violão e fala de família e culpa, enquanto “Om Nashi Me” fecha tudo na maior loucura e lisergia.
“Up From Bellow” do Edward Sharpe & The Magnetic Zeros passa longe do disco que vai mudar sua vida, mas ao fugir um pouco que seja do salão central em que a maioria das bandas de hoje em dia senta para conversar, acaba por trazer um resultado interessante de ser ouvido. Talvez a banda nem dure muito, só baste esse disco para Alex Ebert cansar e partir para outra das suas empreitadas malucas. O melhor é aproveitar enquanto ainda existe.
Site Oficial: http://www.edwardsharpeandthemagneticzeros.com My Space: http://www.myspace.com/edwardsharpe

Nenhum comentário: