quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"Brega S/A" - 2009

O futuro da música está em jogo já há alguns anos com a derrocada das gravadoras e a extensão que a pirataria e os downloads via internet alcançaram. Em “Brega S/A”, documentário de quase uma hora lançado pela Greenvision Films, gravado entre 2006 e 2008 e disponível para download gratuito no seu site, Vladimir Cunha e Gustavo Godinho, (direção e edição) botam o dedo nessa ferida e em um fenômeno que abraça todo o estado do Pará.
O tecnobrega e suas inúmeras variações de nomenclatura é responsável por atingir a população do Pará, principalmente da sua capital Belém, de maneira avassaladora. É claro que a comparação com o funk carioca nesse caso se faz bastante presente, tanto pela qualidade das músicas, quanto pela forma de gravação, assim como pelo público atingido, na sua grande maioria das classes mais pobres, moradores da periferia.
Particularmente sempre entendi uma tremenda burrice a critica generalizada sobre o tecnobrega. Evidente que a qualidade é sofrível, atinge em diversos momentos a ilegalidade (via pirataria), no entanto tem um efeito social relevante, pois retira da faixa de miséria várias pessoas que se envolvem tanto na produção das músicas quanto nos eventos e todo o mercado que os cerca. Solução para miséria? Lógico que não, mas é inegável sua importância.
No documentário são apresentadas várias personalidades dessa indústria bizarra e lucrativa. Desde cantores como Maderito, o “Garoto Alucinado” e o DJ Maluquinho, como as aparelhagens que arrastam milhares nas suas festas, além de ícones regionais como o Dj Dinho do Tupinambá, que comanda um negócio que envolve inclusive programas de tv e rádio. Entre gravações de depoimentos e dos eventos em si, “Brega S/A” se desenvolve.
Em muitos pontos “Brega S/A” leva a questionar o futuro da música no que se refere a sua comercialização, assim como na sua banalização. O tecnobrega sem apoio de gravadoras, criou uma enorme escala de produção que atinge várias mídias e é divulgada diretamente pelos camelôs, os grandes responsáveis pela sua propagação. “Brega S/A” mostra uma indústria viva e voraz e sem tomar lados sobre sua qualidade e outras coisas, coloca para pensar. Vale bem a pena.
Site oficial para download: http://www.greenvision.com.br

Nenhum comentário: