terça-feira, 13 de outubro de 2009

The Beatles Stereo Box Set [Original Recording Remastered] - 2009

Dia desses batendo papo no bar com uns amigos, a conversa invariavelmente passou pela música e enquanto discutíamos sobre os bons lançamentos de 2009, um velho amigo disparou: “Ah, caras. O melhor lançamento de 2009 é a coleção dos Beatles remasterizada. Nem dá para discutir.” Todos que estavam na mesa sem exceção deram risada e acabaram por concordar com o comentário que botava fim na pequena discussão.
Sem saudosismos baratos ou gratuitos, dá para entender e levar em consideração o comentário acima. O ano corrente apesar de ainda não proporcionar um excelente trabalho, apesar de trazer bons discos de Wilco, Franz Ferdinand, Minus 5, Morrisey, Raveonettes, Harlem Shakes e The Pains Of Being Pure At Heart, não teve nada de espetacular. E se abusarmos de má vontade talvez esse raciocínio possa ser estendido para alguns anos anteriores.
Isso leva a duas conclusões: Primeira: Os Beatles ainda são a maior banda do mundo. Fato, apesar de clichê. Segunda: O rock atual carece muito de qualidade, mesmo que várias bandas/artistas (a exceção da regra) se destaquem em trabalhos competentes e bonitos. Ao ouvir todos os discos remasterizados em sequência, percebe-se como a evolução do quarteto de Liverpool foi acontecendo de maneira assustadora e como discos até menos valorizados são incríveis.
Sinceramente não dá para saber quantas outras remasterizações ainda virão pela frente, tendo em vista todas que já ocorreram até aqui, o que dá para saber é que fica difícil não ter essa coleção em casa para substituir a antiga. São 12 cds mais o “Magical Mystery Tour” de 1967, além da coletânea “Past Masters” compiladas em volume único. Os livrinhos de encarte trazem notas históricas e fotos raras. Ou seja, um luxo indispensável para os fãs.
Com mais de 600 milhões de discos vendidos em toda a história, os Beatles são uma fonte inesgotável de renda em qualquer esfera de comércio. Isso é inegável e a exploração da marca sempre será feita. No entanto, fica difícil resistir quando o assunto são músicas de uma qualidade absurda, ainda mais quando vivemos em tempos de bandas alçadas a fama e esquecidas em semanas (ou dias). “Beatles Remasterizado”: O melhor lançamento do ano. Podes crer. É a mais pura verdade.
Site Oficial: http://www.thebeatles.com

Nenhum comentário: