quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

"Only By The Night" - Kings Of Leon - 2008

O “crescer” para uma banda é arriscado. Em busca de novos horizontes, corre o risco de perder os fãs que foram conquistados com o começo da carreira, de ser acusada de perder a essência ou a visceralidade ou de ter se vendido ao mercado. Mas esse crescimento se faz necessário (com algumas raras exceções), sendo que das bandas surgidas nessa década os americanos do Kings Of Leon, são um excelente exemplo.
O clã Followill (os irmãos Caleb, Jared, Nathan e o primo Matthew), provocou um grande hype quando da sua estréia em 2003 com “Youth and Young Manhood”. Conquistou muitos fãs com a sua sonoridade e os gritos do vocal. Com o decorrer dos anos, esses fãs foram ficando meio decepcionados com os trabalhos seguintes. Coisa de fã. O Kings of Leon vem sabiamente sabendo mesclar a base do principio com outras coisas.
Depois de lançar um grande disco em 2007, o setentista “Because Of The Times” e ver o público e a critica dividida perante sua avaliação, os Followill voltaram em 2008 com mais um excelente trabalho. “Only By The Night” continua o caminho de evolução e envereda para um lado mais tranqüilo, mais calmo, olhando para o rock americano clássico com carinho, ainda deixando na sua base a energia de outrora, acabando por soar bem mais pop.
Na primeira vez que “Only By The Night” passa pelos ouvidos ele não chega a convencer diretamente, mas algo diz para dar uma segunda chance. A partir do momento que vai se repetindo, envolve cada vez mais. Faixas como “Closer” com os versos “ela pegou meu coração, acho que pegou minha alma.” ou “Use Somebody”, uma cínica canção de estrada com os versos “você sabe que eu poderia(...)que eu poderia usar alguém como você”, são de alto nível.
O ápice do trabalho chega em “Sex On Fire”, lembrando mais o primeiro disco, Caleb canta: “os lábios macios estão abertos, eles se prendem e ficam sem cor, parece que você está morrendo”. Grande música. E ainda tem mais “17”, “Reverly”, “Notion” e “Cold Desert” só para ficar em algumas. Para o bem (ou para o mal, diriam alguns), o Kings Of Leon amadureceu mais ainda e fez em “Only By The Night” um dos grandes trabalhos de 2008.
Sobre o “Because Of The Times”, passe aqui.
Site Oficial: http://www.kingsofleon.com
My Space: http://www.myspace.com/kingsofleon

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com sua análise do Kings of Leon, eles estão se arriscando mesmo muito! Mas aí está uma boa notícia, olha só: a banda está lançando “Only by the Night” numa edição especialíssima, já nesse mês de fevereiro. Segundo essa notícia
http://cotonete.clix.pt/quiosque/noticias/body.aspx?id=41915
o lançamento incluirá o registro da tour da banda e sairá em formato de CD e DVD.

Adriano Mello Costa disse...

Opa....boa noticia...vamos esperar essa edição. :)