segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"Carnaval no Inferno" - Eddie - 2008

Fábio Trummer está na estrada há um bom tempo. Desde o final dos anos 80 para ser mais exato. O pernambucano está a frente do Eddie mais ou menos desde o mesmo período, tendo participado ativamente da cena do Manguebit, apesar de não ter alcançado a mesma fama de outras bandas como Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. Mesmo assim a banda tem público fiel e freqüentemente viaja para o exterior para shows.
No final de 2008, o Eddie agora formado por Fábio Trummer (guitarra e vocal), Rob (baixo), Kiko (bateria), Urêa (percussão e vocal) e Andret (trompetes, teclados e samplers), deu a luz ao seu quarto trabalho de estúdio “Carnaval No Inferno”, fora as inúmeras participações em coletâneas e trilhas de filmes. A banda da clássica “Quando a Maré Encher” está de volta com força total.
“Carnaval no Inferno” é a seqüencia lógica de “Original Olinda Style” de 2002, o melhor trabalho da banda, já que o último “Metropolitano” de 2006 é apenas razoável. O álbum abre com a dobradinha “Bairro Novo/Casa Caiada”, cantada primeiramente só com violão pela Karina Buhr (Comadre Fulôzinha) para depois ganhar ritmo e um pouquinho de peso quando Fábio entra no jogo.
Depois temos leves toques de samba surgindo em “O Baile Betinha” de Erasto Vasconcelos. Deliciosa e malemolente. “Quase não sobra nada”, chega com letra bacana, efeitos passando constantemente pela canção e sonoridade a lá Mundo Livre S/A. A faixa titulo é instrumental e começa com um climinha Mombojó, aquele ritmo meio dançante, meio safado, com intervenções mais fortes da guitarra de Trummer.
“Me Diga o Que Não Foi Legal” tem violões e é uma baladinha (naquilo que o Eddie consegue fazer de balada) que se mescla em um samba. “Gafieira No Avenida” é uma versão da música de Jorge Du Peixe e Lúcio Maia (fez parte da trilha de “Amarelo Manga”) e flerta com jazz, dub e Lupicínio Rodrigues. “Metrodux” chega com pretensos gritos de pássaros , loucura, experimentalismos e relaxamento em 1 minuto e 39 segundos.
“Nada de Novo” tem clima de bar dos anos 50 em um bolero moderno. “Desequilíbrio” é outra com letra bacana, flertando com o xote no seu andamento. “Eu To Cansado Dessa Merda” vem com critica social e Karina tomando a frente novamente. Traz a ótima frase “a minha paz faz tempo ta querendo trégua.”.“Dessa Vez Foi Demais” é outra instrumental que fecha o disco passeando pela mpb, com um ótimo trabalho de guitarra.
Em “Carnaval no Inferno”, o Eddie promove um baile moderno sem limites ou direcionamento, uma festa sem forma pré definida, retomando a boa forma em um dos bons lançamentos de 2008. A banda disponibilizou não só o novo disco na internet como toda a sua discografia no site Som Barato. Passa lá (http://sombarato.org/node/95) e curta esse carnaval fora de época.
My Space: www.myspace.com/bandaeddie

Nenhum comentário: