segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

"Peixe Homem" - Madame Saatan - 2011

Quem já viu um show do Madame Saatan sabe do poder do grupo ao vivo. Uma vocalista talentosa e performática comanda uma verdadeira celebração calcada em um rock pesado que usa o heavy metal tradicional para flertar com outros estilos e nuances. Junte a isso um guitarrista acima da média e dois excelentes instrumentistas no comando do baixo e da bateria e temos uma apresentação, que quase sempre, não deixa ninguém passar impune.

Faltava para Sammliz (vocal), Ed Guerreiro (guitarra e backing vocal), Ícaro Suzuki (baixo) e Ivan Vanzar (bateria) converter todo esse poderio para um disco. Se o primeiro ensaio veio com o EP “O Tao do Caos” em 2004, as ideias ganharam amplitude e força na estreia com o disco homônimo em 2007. De lá saíram canções potentes como “Devorados”, “Molotov”, “Vela” e “Cine Trash”. Entretanto, mesmo assinalando um bom registro, faltava algo mais.

Esse algo mais apareceu em 2011 com “Peixe Homem”, o mais recente trabalho do grupo de Belém agora radicado em São Paulo. São 12 faixas que sob a batuta da produção de Paulo Anhaia (Velhas Virgens) e masterização no West West Side Music nos EUA, reflete tudo aquilo que se esperava da banda em um disco. O peso continua praticamente o mesmo, mas ganha muito em qualidade, limpeza e percepção de tudo que está sendo tocado.

Abre com a estupenda “Respira” (uma das músicas nacionais do ano), que versa sobre “a cidade que mora embaixo do céu, calor, concreto, aço e lama” e daí segue fazendo a cabeça balançar. As letras novamente são todas em português (o que por si só já é um grande mérito) e escritas na totalidade pela vocalista Sammliz. Os temas passam por caos urbano (“Sonâmbula”), crenças e sacrifícios (“Sete Dias”), amores quebrados (“Invisível”) e um leve desespero (“A Cicatriz”).

Já na sonoridade, “Peixe Homem” se espalha por coisas mais tradicionais como “Moira” e “Insônia”, porrada na medida certa em “Até o Fim” e “Rio Vermelho”, além de leves experimentações em “Foice” e “Sombra em Você”. Sem nunca desprezar a pegada que dita o ritmo do trabalho e que o torna diferente do que é produzido hoje no país, resulta diretamente em um álbum que esbanja peso, melodia e energia como poucos obtiveram sucesso em fazer nos últimos anos.

A banda colocou o disco para download gratuito no site oficial: http://www.madamesaatan.com 

Assista o ótimo clipe de “Respira”: 

Nenhum comentário: