sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

"Missão: Impossível - Protocolo Fantasma" - 2011


“Missão: Impossível - Protocolo Fantasma” é um daqueles filmes que antes de começar já tem algumas perguntas para responder. Dentre o rol dos questionamentos destaca-se: Será que Tom Cruise aos 49 anos ainda tem fôlego para encorpar o agente Ethan Hunt? O premiado diretor de animação Brad Bird (“Os Incríveis” e “Ratatouille”) possui cacife suficiente para estar no nível de Brian de Palma, John Woo e J.J Abrams, os diretores anteriores? Será que a franquia não se esgotou nos três primeiros longas?

Depois de assistir os 133 minutos de projeção, todas essas interrogações chegam a devida conclusão. A série iniciada pelo astro na segunda metade dos anos 90 sempre se mostrou um porto seguro para continuar impulsionando sua carreira. Com o quarto filme não é diferente. Com versão em IMAX, já se mostra nos primeiros dias de exibição como um sucesso de bilheteria e o diretor Brad Bird, que estreia no comando de atores reais, capricha no que é uma constante da marca: cenas de ação com tensão e desfechos mirabolantes.

Em “Protocolo Fantasma”, Ethan Hunt está trancado em uma prisão russa quando os agentes Jane (Paula Patton de “Preciosa”) e Benji (Simon Pegg de “Missão Impossível III”) do IMF aparecem para libertá-lo. Logo em seguida o grupo precisa invadir o Kremlin para recuperar uns arquivos, no entanto, a missão vai por água abaixo e resulta na desativação da agência (o protocolo do título), no assassinato do secretário da IMF (Tom Wilkinson) e na inclusão do analista Brandt (Jeremy Renner de “Guerra ao Terror”) no time.

A partir disso começa a velha (e boa) perseguição para tentar salvar o mundo. Dessa vez de um ataque nuclear programado por um intelectual sueco desiludido (Michael Nyqvist da trilogia européia de “Millennium”). Para tanto o quarteto de agentes viaja o mundo e se mete em brigas e confusões, tal qual a frenética e exuberante sequência em cima do edifício Burj Khalifa em Dubai, o mais alto do mundo. Pendurado por fora de um prédio no 130º. andar, Ethan Hunt coloca toda sua experiência e doses calculadas de loucura em ação. 

“Missão: Impossível - Protocolo Fantasma” é um trabalho que honra o antecessor. Exibe uma gama de cenas espetaculares e lutas bem coreografadas com um roteiro encabeçado por Josh Appelbaum e André Nemec (da série “Life On Mars”) que é realista e factível no que dá pra ser, além de contar com gente grande no apoio como Paul Hirsch (de “Star Wars”) na montagem e Michael Kay (“A Origem”) nos efeitos especiais. O único senão fica por conta da quantidade de humor inserido, que acaba por diminuir a pressão em certas passagens.

Quanto as perguntas realizadas no primeiro parágrafo do texto, pode-se afirmar que Tom Cruise continua a vontade no papel de Ethan Hunt e de novo dá sobrevida a carreira. Brad Bird ainda não está no nível dos outros diretores da franquia (em produções “reais”), mas exibe um cartão de visitas bacana e forja de modo competente a difícil fórmula “blockbuster = bom filme”. Quanto ao esgotamento da série, ainda não foi com “Missão: Impossível - Protocolo Fantasma” que isso ocorreu, então, pode-se esperar por mais aventuras nos anos vindouros.

Assista ao trailer:

Nenhum comentário: