segunda-feira, 29 de junho de 2009

"Hoje" - Lestics - 2009

Olavo Rocha e Umberto Serpieri da ótima banda Gianoukas Papoulas, criaram em 2007 um projeto paralelo chamado Lestics, lançando dois bonitos discos que passaram despercebidos por muita gente (inclusive este que escreve, que só foi escutar o trabalho no ano seguinte). “9 Sonhos” e “Les Tics”, não tinham maiores pretensões, mas com um forte alicerce no folk rock, acabaram por conquistar diversos ouvintes.
No decorrer do ano de 2008, Olavo e Umberto recrutaram para o projeto os músicos Marcelo Patu (baixo), Lirinha (guitarra) e Felipe Duarte (bateria), o que resultou em uma maior consistência e uma sonoridade mais encorpada. Agora em 2009, o Lestics apresenta mais um trabalho, “Hoje”, que como os anteriores é disponibilizado pela banda inteiramente para download gratuito em seu site oficial.
Em “Hoje”, o Lestics é uma banda em forma e não somente em conteúdo, inclusive nas composições, que quatro integrantes passam a dividir. O alicerce continua sendo o folk rock, que desta vez ganha tons mais “rock” do que “folk”. As letras, um ponto forte dos discos de 2007, continuam sendo um diferencial e transitam entre alguns sonhos e muitas dúvidas e conflitos pessoais, tocados ocasionalmente por alguma ironia.
“Plano de Fuga” abre o disco com violões fortes e os versos: “um fiapo de fumaça se desprende dos escombros (...), o seu plano de fuga deu errado (...), talvez nem tudo esteja perdido, a esperança é maior do que seus esforços (...), a esperança é quem faz a contagem dos corpos”. Das demais canções, pode-se destacar a ironia de “Mania de Organização”, a reflexiva “Um Bem, Um Mal”, o pop rock de “Sem Título Número 4” ou a quase doçura de “Leve”.
Em faixas como “Velho”, a banda consegue quase tocar o céu, em uma sublime canção sobre o passar do tempo. Em “Hoje”, o Lestics mostra uma sonoridade agradabilíssima, além de inteligente e bem produzida, merecendo uma atenção bem maior do que lhe foi concedida anteriormente, surpreendendo um pouco mais a cada nova audição e demonstrando no fim que a simplicidade, pode sim ser bem sofisticada.
O download dos três discos pode ser feito em: http://www.lestics.com.br

Nenhum comentário: