sábado, 27 de junho de 2009

"God Help The Girl" - God Help The Girl - 2009

O escocês Stuart Lee Murdoch já concebeu na frente da sua banda, o Belle And Sebastian, algumas pequenas obras primas como o disco “If You´re Feeling Sinister”, além de dezenas de excelentes canções no decorrer da carreira. Em 2009, Murdoch coloca mais uma pequena jóia no mercado, o disco do seu projeto God Help The Girl, que recebe o mesmo nome. Nele, encontramos um trabalho descompromissado, atemporal e bastante agradável.
O músico vinha ao longo dos últimos anos, compondo algumas canções que não conseguia enxergar na sua voz. Decidiu então fazer um concurso no qual escolheria cantoras para apresentarem essas canções. Nove foram as escolhidas, ficando o cargo de principal voz para Catherine Ireton, antiga conhecida e vocalista da banda The Go Away Birds, que já apareceu na capa do single “White Collar Boy” do Belle And Sebastian.
O projeto explora basicamente as mesmas sonoridades do grupo principal de Stuart Murdoch, no entanto insere outros olhares como a implementação do soul e do jazz. Outro ponto distinto é a participação de uma orquestra com 40 e poucos integrantes e os vocais femininos, que em vários momentos se assemelham aos “girls groups” dos anos 50/60 e a cantoras como Nancy Sinatra e Dusty Springfield.
“Act Of The Apostle” abre o disco com um violão dedilhado, para que um doce vocal feminino comande a melodia, que depois recebe a companhia de um piano jazzístico, conferindo uma atmosfera retrô toda especial. “God Help The Girl” é anos 60 total, “Funny Little Frog” é um soul bacanudo, “If You Could Speak” é deliciosa com seus assovios e estalados de dedos e “A Down And Dusky Blonde” fecha suavemente o álbum.
“God Help The Girl”, o disco, traz além de uma das capas mais bonitas do ano (sempre cortesia dos trabalhos em que integrantes do Belle And Sebastian estão envolvidos), uma sonoridade que é capaz de transportar o ouvinte para algumas décadas para trás e fazer esquecer um pouco os problemas do dia a dia. Em um dia a dia tão conturbado como o que hoje levamos, isso já é mais do que especial.
My Space: http://www.myspace.com/pleasegodhelpthegirl

Nenhum comentário: