sábado, 13 de junho de 2009

"Campfire Classics" - Sibrydion - 2009

Castanholas aparecem fazendo um pequeno barulho, quando um tema que poderia muito bem ter saído de um filme do diretor italiano Sérgio Leone abre o caminho, quase mariachi, quase cigano. Na canção seguinte, uma guitarra com um riff rápido, violões, paradinhas e uma melodia a lá anos 60, com alguns “la la las” aparece. Nessa hora chega a pergunta: Que é isso? Isso é o inicio de “Campfire Classics”, o mais recente disco dos galeses do Sibrydion.
O Sibrydion é formado pelos irmãos Meilir Gwynedd (vocal e guitarra) e Osian Gwynedd (teclados), como também por Dan Lawrence (guitarra), Rhys Roberts (baixo), e Dafydd Nant (bateria). “Campfire Classics” é seu terceiro registro, sucedendo “Jig Call” de 2006 e “Simsalabim” de 2007. Os irmãos Gwynedd por terem trabalhado algumas vezes com Gruff Rhys, líder e vocalista do Super Furry Animals, trazem muito deste na sua música.
Os clássicos para fogueiras de acampamento destes galeses, fogem um pouco do lugar comum de 90% das bandas habituais e trazem uma prazerosa mistura de bubblegum, rock e pop sublinhados com uma vasta influência dos anos 60 e dos compatriotas do Super Furry Animals e Gorky's Zygotic Mynci. Os temas das canções trazem pequenas histórias e depoimentos que tratam sobre redenção, amores, vida e morte.
O trabalho é composto por doze canções (sendo a décima terceira um epílogo) e meio que se divide em duas partes, uma mais agitada e outra mais tranquila. Logo após a abertura de western de “God Forgives, I Don´t” e a energia de “Coupe de Grace”, temos a ótima “Desperados”, com a bateria adicionando um powerpop revestido de bubblegum, além de mais sessentismo em “Praying For Rain” e a radiante “Shangri La”.
Um canto de passarinhos antecede os violões de “Summer´s Gone”, começando a segunda metade do trabalho, que tem mais bons momentos como em “Bleeding Heart” (tente não cantar o refrão depois), a curta “Thirteen Days” e em “Rosallyn”, que teve sua origem na noticia de suicídio de uma dançarina. “Campfire Classics” agrada e convence bem além da capa bacaninha que traz um quê de Tim Burton, merecendo tranquilamente a oportunidade de passar algumas vezes pelo seu som.
My Space: http://www.myspace.com/sibrydion

Nenhum comentário: