sexta-feira, 19 de junho de 2009

"The Eternal" - Sonic Youth - 2009

Uma banda que chega ao 16º disco de carreira, sem nunca ter abrido mão da sua arte em troca de valores comerciais, merece no mínimo uma longa seqüência de aplausos. Adicione a isso que esse 16º trabalho de estúdio não soa datado, morno e sem inspiração, pelo contrário, esbanja vigor e ótimas canções. Assim é o Sonic Youth, uma das bandas mais importantes da história do rock alternativo e influência para tantas e tantas outras.
Depois de lançar um excelente registro em 2006 (“Rather Ripped”), o Sonic Youth parece ter retomado a velha forma e continua em excelente fase. Em “The Eternal” lançado agora em junho pela Matador Records (o grupo saiu da Geffen), Thurston Moore, Kim Gordon, Lee Ranaldo e Steve Shelley, agora com a ajuda de Mark Ibold (ex-Pavement) no baixo, cravam mais um trabalho de qualidade na sua discografia.
Nos primeiros cinco segundos da música de abertura, “Sacred Trickster”, você já percebe estar na frente de uma canção deles. Kim comanda o vocal em um rock cru de apenas dois minutos e pouco. “Anti-Orgasm” que vem em seguida, lembra bem o “Daydream Nation”, clássico de 1987 e traz Thurston Moore em dueto com Kim Gordon, assim como as tradicionais variações de ritmo nos seus seis minutos de duração.
A partir das duas faixas iniciais, o disco passa por momentos mais curtos e com certo apelo pop em “Leaky Lifeboat (For Gregory Corso)”, “What We Know”, “Poison Arrow”, “Thunderclap For Bobby Pyn” e “Malibu Gas Station”, outros mais longos e viajantes como “Antenna”, “Walkin' Blue” e “Massage The History”, além de coisas mais desvirtuadas e enérgicas como “Calming The Snake” e “No Way”.
Escutar um disco do Sonic Youth é como ver um filme do Woody Allen, ler um livro do Nick Hornby ou assistir um episódio de Friends, já sabemos mais ou menos o que vai acontecer, qual a dinâmica dos acontecimentos e a estrutura em que eles estarão dispostos, mas mesmo assim sempre nos divertimos e no meio de tudo, conseguimos extrair pequenos momentos de rara maestria.
Mais Sonic Youth aqui, aqui e aqui.
Site Oficial:
http://www.sonicyouth.com My Space: http://www.myspace.com/sonicyouth

Nenhum comentário: