domingo, 21 de junho de 2009

"Battle For The Sun" - Placebo - 2009

O Placebo tem lugar de destaque dentro do cenário alternativo dos últimos 12 ou 13 anos pelo menos. Mesmo sem ter lançado nenhum grande disco por completo (talvez, exceção feita ao “Without You I´m Nothing” de 1998), cravou no decorrer dos anos hits como “Every You Every Me”, “Special K” e “This Picture”, que ao lado de outras músicas como “Black-Eyed” e “The Bitter End”, serviram de trilha sonora para muita gente.
A banda de Brian Molko sempre teve três, quatro, ou até mesmo cinco ótimas músicas em seus discos, como por exemplo no bom “Meds” de 2006, último trabalho de estúdio, que trouxe “Drag”, “Infra-Red”, “Blind” e “Song To Say Goodbye”, o que sempre lhes ajudou a cativar fãs e mais fãs e ter um grande repertório em mãos para os shows. Quem já viu a banda ao vivo, sabe que é difícil ficar sem cantar na maior parte do tempo.
“Battle For The Sun”, sexto trabalho da carreira, a principio trazia a mesma expectativa, teríamos algumas canções para entrar nos shows e tocar nas pistas descoladas, entre outras sem tanto brilho. Infelizmente, “Battle For The Sun” passa longe disso. Com produção de David Bottrill (Muse) e mixagem de Alan Moulder (Nine Inch Nails), temos um trabalho que busca uma nova sonoridade, não conseguindo se encontrar.
O baterista Steve Hewitt saiu para a entrada do jovem Steve Forrest e isso é outro ponto negativo. Comparado com Hewitt, o novo integrante perde de goleada. As letras meio depressivas e as baladas de cortar os pulsos, uma marca registrada, estão quase ausentes, assim como o baixo pulsante de Stefan Olsdal. “Battle For The Sun” é sem dúvida o trabalho mais alegre do grupo, não que haja problema nisso, mas tudo soa forçado demais.
O disco vai passando e algumas situações até constrangedoras são apresentadas, como as palmas de “Kitty Litter”, a pretensa alegria de “Bright Lights”, o ritmo de “The Never-Ending Why”, ou a eletrônica inicial de “Julien”. Na sua batalha pelo sol, o Placebo consegue com muita boa vontade adicionar mais duas canções para a lista das suas melhores, “Speaking In Tongues” e “Breathe Underwater”, o que é muito pouco para quem está acostumado a mais.
Sobre “Meds”, passe aqui.
Site Oficial: http://www.placeboworld.co.uk My Space: http://www.myspace.com/placebo

Nenhum comentário: