quarta-feira, 1 de julho de 2009

"Medium, Rare & Remastered" - U2 - 2009

Que o U2 é uma das maiores bandas do mundo, isso ninguém duvida. Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen são responsáveis por alguns discos essenciais, servindo de influência para toda uma geração de bandas. No entanto, vez ou outra o grupo acaba por patinar em cima da sua própria história, tendo sido assim com o famigerado “Pop” de 1997 e esse ano com o ridículo “No Line On The Horizon”, o pior trabalho da sua trajetória.
Em “No Line On The Horizon”, o U2 é uma cópia de si mesmo, sem muita inspiração, parecendo estar sem a mínima vontade de gravar as canções ali presentes. Mas como o U2 é uma grande banda e pode se esperar de tudo, eis que no mesmo ano é liberado no seu site oficial uma coletânea com sobras de estúdio e algumas raridades, intitulada “Medium, Rare & Remastered”, que é infinitamente superior ao novo lançamento.
Temos sobras de discos recentes como o mediano “How to Dismantle An Atomic Bomb” e o ótimo “All That You Can't Leave Behind”, passando por clássicos como “The Joshua Tree” e “Boy”. Existem também versões alternativas para algumas canções como “Sometimes You Can´t Make It On Your Own” e lados b de singles, como o bonito cover de “Neon Lights” do Kraftwerk, que o Luna já tinha coverizado brilhantemente anos atrás.
O primeiro disco é U2 em estado bruto, com as guitarras de “Love You Like Mad”, a balada tão característica em “Smile”, os violões e a letra de “Flower Child” e a energia de “Jesus Christ”. O segundo traz algumas faixas já conhecidas das edições especiais dos primeiros discos, como “Saturday Night” e “Trash, Trampoline and The Party Girl”, conseguindo emocionar com “Summer Rain”, lado b do single de “Beatiful Day”.
“Medium, Rare & Remastered” não está a venda e só está disponível para quem tem a assinatura oficial do site da banda, que libera acesso a material exclusivo. No entanto, isso não é um grande problema nos dias de hoje, pois a compilação já está na rede há tempos. Com esses dois disquinhos bem prazerosos, o U2 consegue fazer que quase se esqueça o “No Line On The Horizon”, levando o ouvinte a acreditar novamente na banda, nem que seja por apenas alguns minutos.
Site oficial: http://www.u2.com/index/home

Nenhum comentário: