quinta-feira, 9 de julho de 2009

"Wilco (The Album)" - Wilco - 2009

Quando vi a capa do novo disco do Wilco, a pergunta inicial foi: “Que é isso?”. Mas como a expectativa para alguma coisa nova de Jeff Tweedy e Cia é sempre a maior possível, a estranheza inicial foi posta de lado e “Wilco (The Album)” foi para as caixas de som para ser apreciado. No seu mais recente disco de estúdio, a banda de Chicago mostra a habitual qualidade, apesar de não ter a excelência de outros trabalhos.
“Wilco (The Album)” é daqueles discos que vez ou outra uma banda lança reunindo despretensiosamente algumas fases da carreira de maneira condensada, como o Sonic Youth de “Rather Ripped” ou o R.E.M de “New Adventures in Hi Fi”. Usando recortes da estréia com “A.M” e retalhos de “Yankee Hotel Foxtrot”, “Summer Teeth” e “Sky Blue Sky”, o álbum se constrói.
Jeff Tweedy e seus parceiros (John Stirratt, Glenn Kotche, Pat Sansone, Nels Cline e Mikael Jorgensen) fazem música com uma sinceridade que em vários momentos beira o absurdo. Logo na abertura, na faixa que dá nome ao disco, o ouvinte se envolve em um pequeno rock de quase três minutos, que desde já passa a figurar em qualquer coletânea que se preze. A partir dela, vários outros bons momentos vão surgindo.
“Bull Black Nova”, a mais longa, traz aquele experimentalismo com truques de estúdio que o grupo sempre brinca. “You And I” é um belíssimo folk que Tweddy canta em parceria com a canadense Feist. Uma das músicas do ano. “You Never Know”, “I'll Flight” e “Sonny Feeling” tem um forte acento pop, enquanto “Country Disappeared” e “Everlasting Everything” surgem com a melancolia.
“Wilco (The Album)” não é o topo da carreira dessa banda que é uma das maiores da atualidade, mas traz canções para serem apreciadas em qualquer hora e lugar. Um disco bem prazeroso de se escutar, onde pequenos toques são descobertos freqüentemente, uma das marcas preferidas do grupo. Jeff Tweedy que já merece a alcunha de gênio há alguns anos, presenteia o mundo com mais toques dessa genialidade.
Mais Wilco? Passe aqui.
Site Oficial: http://www.wilcoworld.net My Space: http://www.myspace.com/wilco

Nenhum comentário: