quinta-feira, 23 de julho de 2009

“Killingsworth” - The Minus 5 - 2009

Scott McCaughey é músico de apoio do R.E.M desde o inicio dos anos 90, onde toca vários instrumentos. Paralelamente a esse trabalho, Scott mantêm um dos projetos mais interessantes dos últimos anos, uma banda chamada The Minus 5. O projeto é tocado junto com um monte de outros músicos que passam pelos discos e mais constantemente com Peter Buck, guitarrista do R.E.M e Ken Stringfellow, ex-Posies.
Em 2003, o grupo lançou um belíssimo disco junto com o pessoal do Wilco, um disco para ser apreciado por gerações. “Killingsworth” é seu mais novo trabalho e dessa vez é a turma do Decemberists que marca presença. Além de John Moen que aparece bem mais, Colin Meloy, Jenny Conlee, Nate Query e Chris Funk dividem a área de convidados com o grupo vocal Watson Twins e o pessoal do The She Bee Gees.
Em “Killingsworth”, a música do Minus 5 continua brilhantemente habitando nas influências de Byrds, Beatles, Wilco, Elvis Costello e Buffalo Springfield. Desde o começo do trabalho com “Dark Hand Of Contagion”, carregada com violões e vocais divididos, até que a última faixa “Tonight You're Buying Me a Drink, Bub”, passe com seu piano, temos um desfile de bonitas canções.
Em faixas como “The Disembowlers”, a banda consegue criar um mosaico de boas idéias, uma canção para a trilha sonora de um filme de Cameron Crowe. Em outras como “Vintage Violet”, usa o folk rock para soar simples e direto. Em “Smoke On, Jerry” traz um country embalado por backing vocals. Em “Big Beat Up Moon” emula a fase trovadora de Bob Dylan e em “I Would Rather Sacrifice You” bate um papo com os Byrds.
“Killingsworth” é daqueles discos para serem escutados por horas a fio. Apesar da pretensa simplicidade que as canções demonstram, as melodias que Scott McCaughey apresenta junto com seus convidados são recheadas de pequenos detalhes para serem descobertos pouco a pouco. Desde já, “Killingsworth” entra na briga para constar entre os melhores do ano. Duvida? Coloque no player, confira e tente passar indiferente por ele então.
Mais sobre a banda, passe aqui.
Site Oficial: http://www.minus5.com My Space: http://www.myspace.com/theminus5

Nenhum comentário: