sexta-feira, 17 de julho de 2009

"Nervoso e Os Calmantes" - Nervoso e Os Calmantes - 2009

O carioca André Paixão, mais conhecido como Nervoso é uma figura importante do rock independente nacional, pois além de ter tocado em bandas como Autoramas, Beach Lizards e Matanza, lançou de maneira solo em 2004 o ótimo “Saudades de Minhas Lembranças”. Depois de um hiato de cinco anos, o segundo trabalho finalmente aparece e atende pelo nome de “Nervoso e Os Calmantes”, com a marca da midsummer madness.
Nervoso assina esse novo trabalho, agora não mais de maneira solo, mas como uma banda. Os Calmantes da história são Alê de Morais (guitarra e vocal), Wagner Vallin (guitarra e vocal), Kiko Ramos (baixo e vocal) e Sérgio Martin (bateria, programações e vocal). Em seu recente disco, o músico explora outras sonoridades diferentes da estréia, mas deixa a pegada de jovem guarda, toques de música brega e anos 60 bem envolvidos na mistura.
Depois de uma abertura instrumental ao piano chamada “Antes”, somos apresentados a “Universo Vocacional”, com suas guitarras que lembram o rock alternativo americano, backing vocals se espalhando, tecladinhos safados e quebras de ritmo, em quase sete minutos que no final nem percebemos que passou. As letras continuam sendo um ponto muito forte, ótimas frases são destiladas no decorrer das canções.
Nervoso esbanja pluralidade aliada a arranjos bem mais elaborados. “Eu Que Não Estou Mais Aqui” tem um suingue meio latino, “Peça de Tabuleiro” é um country rock a lá Canastra, “Candidato a amigo” traz orquestrações com guitarras ditando o ritmo, “A Minha Saudade” é uma baladaça, “Minha Tranquilidade” explora os metais e em “Kit Homem” e “Um Sonho de Transatlântico”, vemos suas marcas registradas.
Destacam-se mais as faixas “Canção do Vento” (de Bernardo Vilhena), que remete leve lembrança a Lô Borges nos versos “a vida é nova a cada momento, a vida é um invento pra quem sabe ouvir” e o funk certeiro de “Bloco Neguinho”. “Nervoso E Os Calmantes” traz uma evolução própria do artista, com muita originalidade presente na junção das suas influências, culminando em uma música inteligente e altamente digerível.
Site: http://mmrecords.com.br/200904/nervoso-e-os-calmantes My Space: http://www.myspace.com/nervosoeoscalmantes

Nenhum comentário: