quarta-feira, 7 de outubro de 2009

“É Tudo Mais ou Menos Verdade” - Allan Sieber

O humor de Allan Sieber é daqueles que fogem drasticamente do convencional e do chatíssimo politicamente correto. O cartunista e quadrinista publica suas tiras em vários veículos de informação, além de manter um site pessoal bem bacana. Depois de livros como “Preto no Branco” e “Vida de Estagiário”, aparece novamente com “É Tudo Mais ou Menos Verdade: O Jornalismo Investigativo, Tendencioso e Ficcional de Allan Sieber”.
Lançado mês passado pela editoria Desiderata, o livro traz 128 páginas reunindo todo o humor corrosivo e anárquico do autor. Traz publicações suas em revistas como a Trip e a Playboy, além de tiras e histórias inéditas, na sua grande parte sozinho e nas demais com parceiros como Arnaldo Branco. Para quem já está acostumado com o teor dos quadrinhos de Sieber, “É Tudo Mais ou Menos Verdade” é um deleite de diversão inteligente.
Como um de seus ídolos, o grande Robert Crumb, o autor rabisca diversas facetas da sociedade e do ser humano, usando para tanto relatos autobiográficos de passagens suas por eventos como o Camarote de Carnaval da Brahma, a Fashion Week Rio e o Festival Literário de Paraty, onde descancara grande parte da futilidade e da “pretensa” sabedoria de alguns presentes, dentro de um país onde se lê tão pouco.
Mostra também alguns de seus conhecidos personagens, como o Afrânio Mendez do quadro “Vivendo com Estilo” publicado na Revista Playboy, onde são fornecidas ótimas “dicas” para se consquitar uma mulher, tema que também é explorado em uma das melhores histórias contidas no livro, que trata sobre um “Workshop de Sedução”, fornecendo ótimas risadas diante dos afetados personagens.
“É Tudo Mais ou Menos Verdade” traz até um momento lírico apaixonado em “Desculpa Olivia”, que não me recordo de ter visto em outras vezes. Aliando suas influências que passam por Millôr, Jaguar, Adão Iturrusgarai, Angeli e Robert Crumb com muita acidez, mais uma vez Allan Sieber, não dispensa ninguém das suas mordidas e cortadas fulminantes. Bom para nós que podemos dispor de mais algumas boas gargalhadas.
Site oficial: http://talktohimselfshow.zip.net

2 comentários:

Antonio disse...

O Sieber produziu uma animação bem bacana chamada "Deus é pai", na qual mostra um Jesus Cristo que não aguenta mais as cobranças de seu pai e veste uma camisa do Kiss e Deus reclama que o filho é rebelde e preguiçoso.
Tenta assistir q é bem bacana!!

Adriano Mello Costa disse...

Valeu pela dica Antonio. Não conheço. Vou procurar. :)