domingo, 12 de outubro de 2008

"A Vida É Dura – A História de Dewey Cox" - 2007

Domingão. Dia em casa para recuperar da semana e de uma pequena crise de saúde. Vou para a frente da TV e me deparo com o filme “A Vida É Dura – A História de Dewey Cox”. Mas quem diabos é Dewey Cox? A resposta: É um grande astro do rock. O artista ficitício convive em diversos momentos com artistas reais, nessa comédia que satiriza tanto o universo do rock em si, quanto dos filmes que retratam essa vida.
Sobre a direção de Jake Kasdan, o filme é uma comédia bem interessante para se ver desprentensiosamente em um domingo, mesclando momentos muitos bons com alguns totalmente ruins. Um filme que serve para divertir, mas que se fosse melhor direcionado poderia agradar mais. Recebeu indicações ao Globo de Ouro de Melhor Ator Comédia/Musical e Melhor Canção Original.
No filme, somos logo apresentados ao pequeno Dewey (interpretado em seguida por John C. Reilly), no interior dos USA que após um incidente familiar, passa a sofrer rejeição por parte da família e sai de casa para seguir seu caminho. Caminho que acha em uma boate ao som do bom e velho rock n´roll dos anos 50. Logo em seguida assina o contrato com alguns judeus (ótima tirada, já que eles dominaram a música americana nessa epóca) e vê suas canções alcançarem seguidamente o número 1 das paradas.
A partir desse ponto são emendadas referências de vários artistas como Jim Morrison, Elvis Presley, Brian Wilson, Ray Charles, Eric Clapton e Johnny Cash promovendo todos os altos e baixos de uma carreira, tanto pela produção musical e mudança de costumes quanto pelo envolvimento com drogas, bebidas e mulheres. Na maioria das vezes que esses chavões são explorados, dá para se tirar boas risadas.
A trilha sonora criada especialmente para o trabalho, apesar de não ser bilhante convence bem em algumas faixas como em “Walk Hard”. Outro ponto interessante são as participações especiais que passam por Jack White (Elvis Presley), Jack Black (Paul McCartney), Paul Rudd (John Lennon) e no final, Eddie Vedder apresentando uma cerimônia qualquer de reconhecimento a obra.
Apesar de alguns momentos de mau gosto e outros meio chatos, “A Vida É Dura – A História de Dewey Cox” diverte bem e pode tranquilamente passar na sua tv sem maiores compromissos.

Nenhum comentário: