domingo, 5 de outubro de 2008

"Skin Deep" - Buddy Guy - 2008

Em meados de 1994 eu já era um adolescente apaixonado por música, que tinha como favoritos no som, college rock, anos 60, punk rock, rock brazuca e claro, o grunge. De soul, jazz e blues ainda conhecia pouquíssima coisa. Só alguns ícones como Miles Davis, Marvin Gaye e Eric Clapton passavam vez ou outra pelo meu pequeno “aparelho de tocar cd”. Acho que foi nessa epóca que fui apresentado para um disco chamado “Feels Like Rain”, lançado em 1993 por um cara de nome Buddy Guy.
A partir do contato com esse disco em especial, alarguei meus horizontes musicais para incluir o blues entre eles. “Feels Like Rain” não mudou minha vida, nada disso. No entanto, abriu uma atenção maior para um ritmo que hoje, 14 anos depois daquele contato, é muito mais apreciado aqui na casa. Culpa de Buddy Guy, nascido em 30 de julho de 1936 em Lettsworth, Louisiana, USA.
Influenciado por nomes como Howlin´Wolf e Muddy Waters, Buddy Guy criou uma obra extensa com vários clássicos como “Man And His Blues” de 1968, “Buddy Guy and Junior Wells Play the Blues” de 1972, o já citado disco de 1993 e “Sweet Tea” de 2001, só para ficar em alguns. Sua música serviu de base para artistas do porte de Led Zeppelin, Rolling Stones, Eric Clapton e Jeff Beck.
Em 2008, o velho bluesman solta mais um petardo sonoro aos 72 anos. “Skin Deep” é tecnicamente uma senhora aula de música e devoção. Guitarras ritmando e solando para todo lado, cozinha competentíssima, vocal dançando em cima da melodia enquanto os metais sangram abertamente. Quando “Skin Deep” acabou de passar no player do computador, tirei o fone para dar uma respirada.
Tem alguma coisa nova? Claro que não. Esse é o maior destaque. O blues de chicago encontra novamente um de seus mestres que junto com participações de Derek Trucks, Robert Randolph, Susan Tedeschi e Eric Clapton (este em um dueto infernal nos mais de 7 minutos de “Everytime I Sing The Blues”) faz um álbum com 12 canções para ouvir bem alto e envergando alguma bebida.
Um discaço de blues com destaque para todas as faixas. Salve Buddy!!
Site oficial: http://www.buddyguy.net

Nenhum comentário: