terça-feira, 7 de outubro de 2008

"Antes da Queda" - Banzé! - 2008

Quando os paulistanos do Banzé! surgiram em meados de 2005 com sua estréia em “De Pernas Pro Ar”, já deixaram uma boa impressão com canções como “Doce Ilusão” e “Eu Sou Melhor Que Você”. Em 2008, o agora trio formado por Thadeu Meneghini (vocal e guitarra), Willy Catorze (baixo) e Loco Sosa (bateria), volta com mudanças tanto na sonoridade quanto nos integrantes do grupo.
Se no primeiro álbum faltava um pouco de coesão, esta chega em “Antes da Queda”, título com certa dose de ironia que conforme a banda, foi inspirado em discos do Fellini como “O Adeus de Fellini” e o “Fellini Só Vive Duas Vezes”. Ficam mais para trás as influências de IRA! (este até na grafia do nome), The Jam e The Who e chegam influências de um rock mais cru, mais anos 70, assim como de outras bandas brazucas dos 80.
A temática das letras é completamente inspirada no caos urbano das cidades grandes, versando sobre violência, sexo, desilusão e a sociedade em que estamos envolvidos. Um dos pontos fortes do disco. Na primeira faixa, que carrega o nome do trabalho, temos as frases “permita que eu me safe com a minha hipocrisia/que eu não sucumba à tirania da minha tristeza/que eu não me curve à ditadura da sua alegria/que eu não me renda às armadilhas das falsas certezas”.
Mais bons momentos em “Um Homem Sem Qualidades” e “Tragam-me a Cabeça de Lester Bangs”, que traz os versos “esqueça os sonhos e tudo mais/corra e não olhe pra trás/roube tudo o que for capaz/corra e não olhe pra trás”, com participação da lenda viva Wayne Kramer do MC5 na guitarra. “Boca de Lixo”, “Hirsuto” e “Terminal” também merecem um destaque um pouco maior.
Para fechar temos uma parceria de Arnaldo Antunes e Paulo Miklos, que ficou de fora do clássico dos Titãs, “Cabeça Dinossauro”. “Vai Pra Rua” é uma clássico rock sobre a apatia e atitude, com seus versos: “vai pra rua!/vai fazer algum negócio/resolver algum problema/(...)mas você vai fazer o quê?”. O Banzé! dá uma grande caminhada na sua carreira com “Antes da Queda”, um bom disco, para ser tocado em volume elevado e sem maiores pretensões.
Baixe o disco diretamente do site da banda em: http://www.banzerock.com
My Space: http://www.myspace.com/banze

Nenhum comentário: