sexta-feira, 10 de outubro de 2008

"High Five" - The Primary 5 - 2008

No começo desse ano enquanto fechava minha listinha com os melhores de 2007, o projeto do Paul Quinn, chamado The Primary 5 saiu do Top 5 no finalzinho, mas ficou em sexto com “Go”. O projeto do ex-Teenage Fanclub e ex-Soup Daragons, lançava seu segundo disco, recheado de ótimas influências e com canções para grudar na mente e sair cantando sem aviso pelas esquinas da cidade.
Para minha grata surpresa, eles retornam já em 2008 com um novo álbum. “High Five” é o nome e o Paul Quinn deu uma repaginada chamando novos músicos para o time e deixando apenas o Mikey McKerral da formaçãoo do disco anterior. Na sonoridade o powerpop permanece intacto, mas abre muito mais espaço para os violões, que brilham intensamente como suporte das belas melodias e vocais.
“I Wonder Why” abre o disco (o primeiro single) vem totalmente anos 60, com palmas e efeitos de guitarra. “High Five” é mais calma, com ótimos backing vocals mostrando toques de Byrds ou até mesmo Beach Boys nas harmonias vocais. “So Much To Kind” mais ritmada, volta novamentes aos 60, com bateria dando aquela tradicional paradinha. “Same Old Story” poderia ser algo do Buffalo Springfield ou do próprio Neil Young.
Depois chega “Breathe”, uma baladinha que lembra o Teenage Fanclub. “Lost And Confused” recupera as guitarras e tem aquele climaço pop, saborosa, totalmente powerpop. “Rewind” tem um riff de guitarra pouco usual para Quinn em uma canção que remete ao rock alternativo americano do início dos anos 90. “Fly Baby Fly” tem um quê de Beatles do começo da carreira. Outra pequena joía para grudar na mente por tempo indefinido.
Para fechar chega “Stills”, outra baladinha à la Teeange Fanclub e “Trains” com voz e violão em primeiro plano, como uma canção de Bert Jansch ou Leonard Cohen, que no seu final quase se tranforma em gospel quando os backing vocals tomam conta dela. Em pouco mais de 32 minutos, Paul Quinn e o seu Primary 5, conseguem novamente fazer um belo disco para se escutar em qualquer momento, qualquer hora, qualquer dia e para chegar novamente na lista de melhores ao final do ano.
Sobre “Go”, passe aqui.
My Space: http://www.myspace.com/theprimary5

Nenhum comentário: