quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"Farm" - Dinosaur Jr. - 2009

A banda americana Dinosaur Jr. sempre foi uma das prediletas aqui da casa. Durante grande parte dos anos 90 tocava constantemente por aqui. Depois de um sumiço de quase dez anos, o grupo retornou em 2007 com a formação original e de quebra com um discaço, um dos melhores daquele ano. Em 2009, quando entre idas e vindas completam 25 anos de carreira, surge “Farm”, disposto a colocar mais alguns sorrisos no rosto dos seus fãs.
A influência do Dinosaur Jr. no rock alternativo é devidamente reconhecida. J. Mascis (guitarra e vocais), Lou Barlow (baixo e vocais) e Emmett Murph (bateria) já tem lugar garantido na história e mesmo assim continuam escrevendo esta com força e energia. Quem esperava uma queda depois do alto nível de “Beyond” tem uma ótima surpresa. “Farm” está no mesmo nível e mantêm a pegada característica e a habitual qualidade.
É claro que “Farm” não traz nada de novo ao som do grupo, apenas um mais do mesmo delicioso com aquela pegada punk, envolvida com o rock de garagem setentista e o progressivo, embalada pelos solos de guitarra de J. Mascis, suas melodias perfeitas e o vocal preguiçoso e despretensioso. Logo na entrada guitarras repletas de sujeira anunciam “Pieces”, que de acordo com o seu andamento fazem a nostalgia bater na cara.
“I Want You To Know” tem sua melodia sufocada pelo barulho enquanto Mascis canta versos como “I love the place/i took your face/forgot to face/it by myself I cried”, para emendar mais na frente com “I looked around/i felt the ground/it’s soul not found/it's hard enough for me/i want you to know”. Paz de espírito total. Em “Ocean In The Way” o solo extraído da guitarra de Mascis faz arrepiar e deixa os olhos um pouco mareados.
“Plans” fala sobre procura e amores de maneira até irônica com seu “I got nothing left to be/do you have some plans for me/i know you do”. “Over It” abre com uma guitarra cheia de efeitos, enquanto “Friends” é pop, pop, para os padrões da banda, apesar do final estendido. “There's No Here” já começa com uma guitarra solando, tão característico do trio e “Imagination Blind” fecha o disco afirmando a influência de Neil Young.
Como já escrevi algumas vezes, o Dinosaur Jr. parece aquele seu velho amigo de infância que some por uns tempos, mas que quando reaparece o papo rola tranqüilo e solto, como se tivessem conversado no dia anterior. Em “Farm”, J. Mascis, Lou Barlow e Emmett Murphy lançam outro ótimo disco, para fazer parte da sua brilhante discografia e aproveitam para bater mais um papo com velhos amigos e quem sabe conquistar alguns novos.
Sobre o “Beyond” de 2007, passe aqui.
Site Oficial: http://www.dinosaurjr.com My Space: http://www.myspace.com/dinosaurjr

Nenhum comentário: