terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Gonzo: Um Delírio Americano" - 2008

Hunter Stockton Thompson é provavelmente um dos grandes escritores norte-americano dos últimos 50 anos. Nascido em 18 de julho de 1937 inventou um novo modo de jornalismo, denominado “gonzo”, onde se inseria dentro das histórias e não fazia distinção de fantasia e realidade, personagem e criador. O escritor se suicidou em 20 de fevereiro de 2005 aos 67 anos, deixando para trás uma obra intrigante, enérgica e ácida. 

O diretor Alex Gibney (vencedor do Oscar por “Táxi Para a Escuridão”) mergulhou na vida do jornalista/escritor e lançou no ano passado o documentário “Gonzo: Um Delírio Americano” (no original: "Gonzo: The Life and Work of Dr. Hunter S. Thompson”). No filme que possui quase duas horas de duração, o diretor foca principalmente no período de maior fertilidade criativa que se situou entre os anos de 1965 a 1975.

O ator Johnny Deep (grande fã de Thompson), que esteve na adaptação para o cinema do essencial “Medo e Delírio em Las Vegas”, serve de narrador para várias passagens que são entrecortadas com imagens raras e depoimentos de suas ex-mulheres e filho, além de gente como o escritor Tom Wolfe, o ilustrador Ralph Steadman, o editor da Rolling Stone Jann Wenner, o ex-presidente americano Jimmy Carter e o ex-senador George McGovern.

Aliás, a relação com George McGovern que perdeu a eleição para Richard Nixon em 1972 é um dos grandes momentos. Hunter Thompson procurou todas as formas para ajudar o candidato que acreditava, usando inclusive de medidas pouco escrupulosas para tanto. A imagem que o documentário passa é de que além de louco e criativo, que vivia entre drogas, armas e álcool, era uma pessoa que variava entre dois lados opostos de personalidade constantemente.

As passagens com a gangue de motoqueiros Hell’s Angels, o envolvimento com a política e a candidatura para xerife na cidade de Aspen no Colorado são outros pontos de destaque, como também a inclusão de cenas de filmes anteriores sobre ele. De bandeja ainda temos de pano de fundo um panorama sobre a história americana desse período e uma ótima trilha sonora que traz Bob Dylan, Janis Joplin, Jefferson Airplane e Lou Reed, entre outros.

Apesar de “Gonzo: Um Delírio Americano”, não entrar muito nas questões das drogas e do álcool e meio que apagar o período decadente de Hunter S. Thompson, é um documentário que cumpre com a função de mostrar mais sobre um grande escritor. Anárquico, visceral, maluco, marginal, prepotente e infame, entre outros tantos adjetivos, esse é o escritor que chacoalhou a contracultura americana nos anos 60/70. 

Obrigatório.

Mais sobre Hunter S. Thompson? Passe aqui.

Nenhum comentário: