sábado, 22 de novembro de 2008

"Macao" - Jards Macalé - 2008

O carioca Jards Anet da Silva já fez muita coisa na vida. Mais conhecido como Jards Macalé, já foi chamado de maldito e maluco, entre outros nomes. Sua música sempre nos brindou com uma visceralidade que parece ser impossivel caber nas cordas de um violão. Dono de algumas canções clássicas como “Gotham City” e “Vapor Barato”, o Macão, como é chamado pelos amigos lançou este ano o seu décimo disco na carreira pelo selo Biscoito Fino.
Para quem tem mais de 40 anos de estrada, lançar dez discos realmente é muito pouco. Entre esses dez, um pequeno clássico de 1974, chamado “Aprendendo a Nadar”. No entanto assim é Macalé e assim é a nossa música que demora para reconhecer (quando reconhece) seus talentos. Em “Macao”, temos onze músicas que se misturam em um universo de inéditas, releituras próprias e algumas homenagens em convers.
Basicamente o disco se guia pelos violões do músico, se contrapondo a sua voz. No campo das inéditas apresenta-se o samba gostoso de “O Engenho de Dentro”, mais samba classudo com “Se Você Quiser” e uma bonita parceria com Ana de Hollanda na curtinha “Balada”. As releituras tem seu maior destaque pela passagem de abertura com “Farinha do Desprezo”, lançada originalmente no seu primeiro trabalho de 1973, mas que cai muito melhor agora com seus versos.
Nas releituras de outros artistas, Macalé passa por uma grande versão para “Um Favor” de Lupicínio Rodrigues, desembarca cruel e belamente no clássico “Ronda” de Paulo Vanzolini, sobe em “Só Assumo Só” do Luiz Melodia e ainda nos brinda com “Corcovado” de Tom Jobim. Em “Macao”, Macalé presenteia os amantes de música brasileira com um belo registro, dotado tanto de simplicidade quanto de toques de maestria. Vale muito a pena.
Site Oficial:
http://www.brazilianmusic.com.br/macale/

Nenhum comentário: