quinta-feira, 20 de novembro de 2008

"Para Todo o Mal" - Mesa - 2008

Eita mundão de meu Deus...em todo lugar se faz música boa, ainda bem. Nas últimas semanas o que tem tocado bastante aqui na casa é o terceiro disco dos portugueses do Mesa, chamado “Para Todo o Mal”. A banda foi formada em 2000 e tem outros dois discos já lançados, “Mesa” de 2003 e “Vitamina” de 2005. Apesar de não conhecer esses trabalhos anteriores, li bastante coisa boa a respeito.
O núcleo do Mesa é composto basicamente pela ótima vocalista Mônica Ferraz, que transita o seu vocal pelo pop trazendo acentos de música jazz, clássica e tradicional portuguesa. A outra parte da banda é João Pedro Coimbra, baterista, mas também uma espécie de faz tudo, que além de compor quase todas as canções, toca outros instrumentos e ainda cuida de parte da produção.
O som do Mesa além de bastante experimental em alguns momentos, flerta de maneira saborosa com o pop em outras passagens. Os anos 80, o rock e a eletrônica taambém se fazem presentes em boa parte dos temas. Depois de uma abertura com uma faixinha introdutória de 43 segundos, chega uma tríade de responsa para seguir adiante, “Estrela Carente”, “Tribunal de Relação” (tente não viciar nessa) e “Quando as Palavras”.
As outras faixas do trabalho viajam dentro de um universo de pegada mais pop e outro de maior experimentação e mistura. No entanto, a banda funciona muito bem mesmo quando exala seu vigor pop no ar. Poderia direcionar mais para esse caminho. Em um ano com tanta coisa bacana vinda de toda a parte do planeta, os portugueses do Mesa entram no rol não dos melhores do ano, mas com um bom disco enquadram-se tranquilamente nas boas descobertas de 2008.
Fique de olho e enquanto isso grave “Tribunal de Relação” para sair tocando por aí.
Site Oficial: http://www.mesa.pt
My Space: http://www.myspace.com/mesapt

Nenhum comentário: