sexta-feira, 25 de março de 2011

"This Is Only A Test" - Smoking Popes - 2011

Olhar para os tempos de adolescência quando se está chegando aos 40 anos pode ser derivado de uma crise existencial ou mesmo de um “Complexo de Peter Pan” sem data de validade. Não para Josh Caterer, o vocalista e guitarrista da banda Smoking Popes de Chicago (USA). Ele utilizou essa revisitação do tempo para criar “This Is Only A Test”, o novo trabalho que chega às lojas esse ano e é uma obra conceitual sobre um jovem nessa época da vida.
O Smoking Popes está na ativa desde o começo dos anos 90 e mesmo tendo se separado em 1998 promoveu o retorno em 2005. “This Is Only A Test” é o segundo disco desse retorno (o primeiro foi “Stay Down” lançado em 2008) e traz a estréia do baterista Neil Henessy (do Lawrence Arms) em estúdio. Ao lado de Josh Caterer estão o restante do núcleo do grupo desde o início, os irmãos Eli Dixon Caterer (guitarra) e Matt Caterer (baixo).
A música do Smoking Popes ainda é influenciada por Ramones e Buzzcoks, mas recebe uma voltagem maior do rock alternativo americano, ainda que não demasiadamente. São 10 faixas que tratam do universo de um jovem na sua escola. São amores não correspondidos (“Wish We Were”), desejos de montar uma banda (“Punk Band”), relação com os demais alunos (nos ecos de Nirvana de “Freakin' Out”) e o dia a dia com os professores (“Excuse Me, Coach”).
“Excuse Me, Coach”, aliás, é a maior surpresa do álbum. Baladinha conduzida por teclado e com programação eletrônica que não se correlaciona com nada feito anteriormente, por mais que se lembre de faixas mais lentas como “On The Shoulder” de “Born To Quit” (1995) ou na cover de “Bewitched, Bothered and Bewildered” de “The Party's Over” (2001). A simples melodia é encharcada de tristeza pelo vocal de Josh Caterer e funciona muito bem.
Outros destaques também são desacelerados. Faixas como a bonita e desesperada “College” que trata do medo do futuro e a espécie de despedida conduzida pelos violões de “Letter To Emily”. Essas canções mais calmas servem para ajudar a traduzir o espírito que as letras do disco tratam e mesmo que o apelo e energia do punk-pop do Smoking Popes permaneça intacto, acabam sendo o ponto alto de um dos bons discos do ano até agora.
Site Oficial: http://www.smokingpopes.net Twitter: http://twitter.com/smokingpopes

Nenhum comentário: