segunda-feira, 14 de março de 2011

"Some Kind Of Cure" - David Berkeley - 2011

A Córsega é uma ilha de posse da França que fica situada no coração do mar mediterrâneo conhecida pela sua beleza e tranquilidade. Foi nesse local que o cantor e compositor norte americano David Berkeley se isolou em uma pequena aldeia para refletir sobre a vida e construir o seu quarto trabalho. Os dias de paz e solidão parece que fizeram muito bem e resultaram em “Some Kind Of Cure”, um disco bonito e bem executado.
Quando retornou aos Estados Unidos, o músico convocou Will Robertson para a produção e formou uma banda bacana para executar as canções concebidas lá longe. Peter Bradley Adams ficou no piano, Jordan Katz (De La Soul) nos teclados e banjo, Lex Price no bandolim e guitarras, Kim Taylor nos vocais de apoio e Kevin O’Donnel na bateria. Assim as 13 faixas de “Some Kind Of Cure” foram registradas e reinventadas.
David Berkeley, que reside agora em São Francisco (USA), é conhecido pelo cuidado que tem com as letras das suas composições e a primeira vista se insere naquela área de cantores/trovadores, mas sem carregar os malefícios que a maioria traz consigo. Esse cuidado é tão evidente que lá fora, em conjunto com o disco, será vendido um pequeno livro de contos, alongando a história que está refletida em cada canção.
A sonoridade de “Some Kind Of Cure” é ambientada dentro do universo do folk com pitadas de indie rock aqui e acolá. Na grande maioria é o folk que toma conta, mas existem bons momentos mais acelerados como “Parachute” (“seu coração é como um pára-quedas/e só abre quando você cai”, diz a letra), “Hope For Better Days’ (que lembra Snow Patrol) e a mais clássica “Soldier’s Song" que mostra até distorção lá pelo meio.
O tom da voz de David Berkeley é forte e as músicas são cantadas bem pausadamente (parece a Tracy Chapman em alguns momentos, lembra dela?), o que realça ainda mais o clima intimista das histórias que ouvimos. Escolha “George Square”, “Marie” ou “Winter Winds”. Qualquer uma dessas faixas tem o dom de acalmar um dia agitado e servir de trilha sonora para a desintoxicação diária (e sempre necessária) do mundo em geral.
Site Oficial:
http://davidberkeley.com My Space: http://www.myspace.com/davidberkeley

Nenhum comentário: