segunda-feira, 12 de novembro de 2007

"Medo e Delírio em Las Vegas" - Hunter S. Thompson

O escritor americano Hunter S. Thompson falecido em 2005 (se suicidou) está entre os mais relevantes nomes da contracultura mundial. Seu clássico “Medo e Delírio em Las Vegas” lançado em 1971 originalmente na clássica revista Rolling Stone, ganha este ano uma luxuosa edição nacional pela editora Conrad, com direito a ilustrações de Ralph Steadman tão alucinadas quanto a história. Esse você precisa ter em casa.
Hunter S. Thompson foi o criador do chamado “jornalismo gonzo” onde mandava a imparcialidade às favas e tornava suas matérias baseadas sempre com estilo bastante pessoal, envolvendo a si mesmo enquanto dosava as porções de ficção. “Medo e Delírio” trata basicamente sobre o fim do “verão do amor” dos anos 60 e estupra o “sonho americano” idealizado nos anos 50, com uma literatura ácida e destrutiva.

No livro, Raoul Duke (alter ego do autor), um “doutor em jornalismo” recebe uma matéria envolvendo a cobertura de uma corrida de motocicletas em Las Vegas para onde se desloca junto com o seu advogado “samoano” em um carro vermelho conversível. Para cumprir a missão entopem a mala de todas as drogas e bebidas possíveis a fim de encontrarem o “sonho americano” completamente alucinados.

Thompson no decorrer do seu livro destroça milhares de convenções de seu país, arremessa com força todo o sonho de uma geração no lixo, um sonho que se perdeu em meio a tantos fatores, deixando um medo e uma incapacidade de lutar pelo futuro, encharcados por anos de drogas, guerras e uma política econômica que excluía grande parte da população.

“Medo e Delírio” também virou um ótimo filme nas mãos de Terry Gilliam, trazendo nos papeis principais Johnny Deep e Benicio Del Toro e que merece muito ser assistido. 

Corra atrás dos dois. :)

Nenhum comentário: