segunda-feira, 27 de junho de 2011

"When You're Strange - Um Filme Sobre o The Doors" - 2009

Quando o diretor Oliver Stone deu sua versão para a carreira do The Doors no filme de 1991, conseguiu ganhar alguns detratores no processo, principalmente por causa da maneira que conduziu o trabalho e retratou Jim Morrison. “When You’re Strange - Um Filme Sobre o The Doors” ambiciona ser mais completo e preciso, até porque é formatado como um documentário (apesar de algumas leves diferenças) e tem o aval dos ex-integrantes do grupo.

O trabalho foi lançado em 2009 e percorreu festivais pelo mundo, podendo ser encontrado aqui no país em DVD e Blu-Ray. A história de Jim Morrison, Ray Manzarek, Robby Krieger e John Densmore ganha narração de Johnny Depp e vai desde a formação da banda até o falecimento do vocalista em 03 de julho de 1971 (que faz 40 anos em 2011). Escrito e dirigido por Tom DiCillo (“Johnny Suede”), o longa agrada na maior parte da duração em tela.

Como é normal em documentários desse tipo, são resgatadas imagens e filmagens raras, o que representa na verdade seu grande atrativo. A figura enigmática de Jim Morrison é um pouco desmistificada em passagens simples, como quando parecendo apenas uma pessoa qualquer e não o astro do rock que era, ele circula em meio aos fãs antes de subir ao palco em um show, onde depois explodiria no desempenho catártico e imprevisto no qual era mestre em realizar.

A parte técnica é bem realizada, desde a narração de Johnny Depp até a edição final de Micky Blythe e Kevin Krasny, que conseguem casar bem as músicas da banda com o momento em que aparecem no longa. Os demais integrantes ganham um pouco mais de espaço, o que é bastante bem vindo, pois mostra a qualidade musical na qual Jim Morrison explodia suas letras e poemas. Até os produtores Paul Rothchild e Bruce Botnick são citados com maior frequencia. 

“When You’re Strange...” é um bom filme e junto com a obra anterior de Oliver Stone dá um panorama interessante sobre o poder de fogo do grupo. No entanto, ainda não é a obra definitiva que lhes é merecida, pois insiste pouco no lado cotidiano (apesar de ter evoluído nesse sentido) dos integrantes. Ainda falta isso para se (tentar) entender melhor esse quarteto, que formou uma das bandas mais originais da história e construiu um ídolo da estatura de Jim Morrison.

Site oficial: http://whenyourestrangemovie.com

Veja o trailer:

Nenhum comentário: