quinta-feira, 23 de junho de 2011

"O Retorno do Rei - A Grande Volta de Elvis Presley" - Gillian G. Gaar


Quando alguém fala em Elvis Presley qual a primeira imagem que vem a sua mente? a) do requebrado desengonçado dos anos 50 ao som de “Hound Dog”. b) de algum filme assistido na sessão da tarde. c) dele gordo em pleno declínio cantando em Las Vegas. D) todas as anteriores. O Rei do Rock realmente teve várias facetas até falecer no dia 16 de agosto de 1977. Sua vida e obra que já tiveram vários e vários livros com as mais diversas nuances ganha agora mais um pra lista.

“O Retorno do Rei - A Grande Volta de Elvis Presley” trata mais especificamente do período entre 1968 e 1970, tendo como foco principal o especial televisivo exibido pela Rede NBC no final do ano de 1968 conhecido como “Comeback Special”, que serviu para alavancar novamente a carreira do Rei depois de passar por um período de gravações sofríveis e queda de popularidade. No entanto, não se prende tanto assim e faz uma breve análise do passado e o acompanha até a data do falecimento.

Escrito por Gillian G. Gaar, uma experiente jornalista que já lançou livros sobre Nirvana e Green Day, além de escrever para revistas como a Rolling Stone e a Mojo, o trabalho tem 272 páginas e lançamento pela paulista Madras Editora, com tradução de Luciana Sanchez. É mais um que visa tratar de fatos específicos nas biografias de grandes artistas, assim como “Like a Rolling Stone - Bob Dylan na Encruzilhada” de Greil Marcus e “O Dia em que James Brown Salvou a Pátria” de James Sullivan.

O livro pega Elvis em uma situação de queda em quase todos os níveis, menos o financeiro, já que recebia 1 milhão de dólares por filme, uma quantia elevada para a época. Depois da volta do exército ele se desiludiu diversas vezes com o rumo da carreira programada por seu empresário Coronel Parker. Fazendo filmes ruins e não gravando mais bons discos que o instigassem ou fazendo shows, Elvis se escondia nas suas excentricidades e nas receitas de remédios que consumia vorazmente.

A relação entre ele e seu empresário dá o tom de constrangimento por todo o livro. Mesmo discordando das opiniões, o astro quase nunca confrontava aquele que o elevou para o patamar de sucesso e preferia manter uma postura de subserviência. Muitas vezes pergunta-se quais as razões que levaram Elvis a se adequar a esse modo de trabalho. Nunca isso foi bem explicado. Seria medo, gratidão, inabilidade para os negócios? O que quer que fosse ainda hoje não consegue fazer algum sentido.

No entanto, vendo que tudo ia por água abaixo, Elvis se envolveu em um projeto que elevaria novamente a carreira e traria ótimos resultados, que infelizmente não foram aproveitados da devida maneira com o passar dos anos, culminando na vida insatisfatória que resultou na sua morte por parada cardíaca causada por excesso de remédios. O programa conhecido como “Comeback Special” foi um estrondoso sucesso e agradou público e crítica fazendo o Rei voltar ao trono em tempos bem diferentes.

“O Retorno do Rei - A Grande Volta de Elvis Presley” é uma análise bem escrita dos fatos que pretende abranger e consequentemente da complicada personalidade de Elvis, e apesar de ser bem detalhado em depoimentos e questões técnicas não fica enfadonho. É o tipo do livro que após ser consumido pede para que se ligue o som. É ligar e deixar passar faixas como “Heartbreak Hotel”,  “Jailhouse Rock”, “Suspicious Mind” e “In The Ghetto” e lembrar de um dos maiores de todos os tempos.

Matérias relacionadas no blog:

Nenhum comentário: