sábado, 4 de junho de 2011

"Lollipop" - Meat Puppets - 2011


Quando o Nirvana gravou em novembro de 1993 o seu álbum “Unplugged In New York”, optou por tocar três músicas da banda Meat Puppets. “Lake Of Fire”, “Plateau” e “Oh, Me” foram as canções escolhidas por Kurt Cobain e logo serviram para levantar o interesse da mídia e do público por essa banda do Arizona, USA.

Formada desde o comecinho dos anos 80 pelos irmãos Cris e Curt Kirkwood, o Meat Puppets alternou diversas sonoridades na sua música tendo como única base constante as influências de country, punk, hard rock setentista e psicodelia. Desde o início já passou por dois “falecimentos”, mas conseguiu renascer.

O mais recente produto do segundo renascimento é o álbum “Lollipop”, lançado em abril pela Megaforce Records. Ao contrário dos dois anteriores (“Rise To Your Kness” de 2007 e “Sewn Together” de 2009) é um disco mais elaborado que consegue resgatar em alguns momentos o brilho de discos dos anos 80 e 90.

Os irmãos Kirkwood envelheceram e é muito provável que não vejamos mais a energia de “Meat Puppets” de 1984 ou a vestimenta alternativa de “Too High Too Die” de 1994. As canções agora já não trazem toda aquela fúria ou mistura psicodélica. Do novo disco talvez apenas “Vile” e “Way That It Are” lembrem algo assim.

As canções são mais simples como o country-folk exibido em “Baby Don’t”, “Lantern” e “Town” ou na surpreendente “Shave It” que parece que foi gravada na Califórnia e não no Texas, devido a sua junção de pop, reggae e anos 60. Em outras como “Damn Thing” percebe-se um bonito rock alternativo americano dos 80’s.

O tempo passa para todos e essa evidente e cruel verdade pode ser fatal no mundo da música. Ao continuar com a carreira mais ou menos no mesmo nível de obscuridade de antes da história com o Nirvana e lançar bons discos como esse “Lollipop”, o Meat Puppets ainda merece ser ouvido com carinho e respeito.  

P.S: O som pode até ter aliviado, mas a capa ainda exibe os tons de antes. :)

Site Oficial: http://meatpuppets.com

Nenhum comentário: