quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

"Código de Honra" - 2011


“Puncture” em inglês quer dizer punção, picada, perfuração. Uma definição que condiz muito bem com aquilo que o filme de mesmo nome dirigido pelos irmãos Adam Kassen e Mark Kassen procura transmitir. Só que por alguma daquelas ideias iluminadas e inexplicáveis ganhou o nome de “Código de Honra” aqui no país, o que invalida quase que inteiramente a relação entre o nome e a obra.

Historicamente situado no final dos anos 90, o longa se inicia com uma enfermeira (Vinessa Shaw de “Os Indomáveis”) se ferindo acidentalmente com uma seringa em um atendimento de emergência no hospital em que trabalha. Esse tipo de ferimento atingia na época algo como 800.000 casos por ano nos EUA, levando parte deles, como o caso da enfermeira em questão, a adquirir o vírus da AIDS.

Do outro lado do jogo somos apresentados a Mike Weiss (Chris Evans, o “Capitão América”) e seu sócio Paul Danziger (o co-diretor Mark Kassen). Mike é um advogado brilhante que descobre soluções com uma facilidade inegável, no entanto vive em um mundo separado da sua profissão no qual é um consumidor voraz de drogas de qualquer tipo e prostitutas das mais variadas localidades de Houston.

Mesmo com os desvarios do sócio, o escritório de advocacia cresce a cada dia com a gestão voltada em Paul, o lado sereno e normal da velha dupla de amigos que resolveu trabalhar juntos. É quando o caso da enfermeira cruza a frente deles, amparado em um projeto elaborado por Jeffrey Dancort (o veterano Marshall Bell) de uma seringa completamente segura que acabaria com o risco de tais acidentes ocorrerem.

Só que essa evolução na salvaguarda dos funcionários representa também uma mudança de fornecedores e novos gastos de fabricação. E é visível que há um choque de interesses entre o imenso grupo de compras por trás do abastecimento desses hospitais que gira em monopólio com a causa que Mike e Paul se envergam em defender. Choques que resultarão em ameaças, dores, quebras financeiras e desilusões. 

“Código de Honra” é um filme interessante que transita bem entre o drama de tribunal e os problemas pessoais dos personagens, principalmente na espiral de loucura que Mike Weiss se insere para conseguir funcionar. Chris Evans faz um trabalho apreciável, assim como o elenco de apoio (que conta também com o ótimo Brett Cullen) em uma história onde predomina a falta de fé em um mundo que parece perdido na própria ganância, apesar da esperança sempre espreitar na porta. 

P.S*: O filme é baseado em fatos reais e está disponível em DVD por aqui. 

P.S**: No final ainda temos o som da poderosa “Rusted Wheel” do Silversun Pickups terminando tudo. 

Nota: 8,5 

Assista ao trailer:


Um comentário:

sonianeusa disse...

i esse filme ontem, na Netmovies, e gostei. Mais um que expõe os trambiques que proliferam nos sistemas (no caso, o de Saúde) dos EUA...Mas bem que temos esse tipo de coisa aqui no Brasil! Boas atuações, trama interessante, enfim, um filme que faz refletir.