segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"Batman: Ano Um" - 2011


Corria o ano de 1986 e os editores da DC Comics decidiram que os seus heróis tinham ficado datados, e que para atingir o público mais jovem precisavam recontar sua história. Batman era um dos pilares que precisavam ser atualizados, apesar da origem elaborada por Bob Kane e Bill Finger ser extremamente satisfatória. Foi decidido então que no que tangia ao morcego de Gotham City, somente uma carga maior de detalhes e dramaticidade seria adicionada.

No ano de 1987 em 4 volumes chegava as bancas “Batman: Ano Um”, escrita pelo mestre Frank Miller e desenhada de forma magistral e sombria por David Mazzucchelli. Logo se tornou uma das revistas mais importantes do morcego. Em 2011, a mesma DC coloca nas lojas em DVD e Blu-Ray, essa origem em formato animado, no estilo da série da Liga da Justiça. Coube a Sam Liu (All-Star Superman) e Lauren Montgomery (Lanterna Verde: Primeiro Voo) a missão de transportar o conteúdo.

A maneira com que a transposição da HQ para a animação foi realizada é o grande mérito da obra. Sam Liu e Lauren Montgomery, acostumados a esse tipo de missão e com inúmeras outras obras no currículo, optaram por não inventar nada, o que se mostrou uma sábia decisão. O roteiro, assim como a seqüência de fatos concebida originalmente, é praticamente a mesma que Miller e Mazzucchelli imaginaram na essência. O clássico consegue permanecer clássico.

Em “Batman: Ano Um” encontramos Bruce Wayne recém chegado a Gotham depois da viagem de aprendizado que conduziu por anos. Para começar a missão de limpar e salvaguardar a cidade, testa fórmulas até encontrar o morcego pelo caminho. Nesse mesmo tempo, o Detetive Gordon, apenas um policial recém casado, chega transferido para a cidade de todo o mal. Lá adentra um universo onde o crime praticamente tomou conta da polícia e se vê acuado com isso.

A animação relata as ambíguas questões do roteiro de Frank Miller, como ambição e desejo, de maneira competente. As cenas de ação transmutam a arte das páginas com perfeição, como demonstrado na conhecida seqüência em que Batman se livra de um cerco policial devido a ajuda de morcegos. “Batman: Ano Um” é produto obrigatório para todos os fãs do herói e serve como bom entretenimento para qualquer idade e mesmo para quem não conhece muito o personagem. 

P.S: Selina Kyle (Mulher-Gato) aparece como na HQ original, morena e de cabelo curto, e ainda ganha um pequeno filme de 20 minutos como extra do DVD.

Assista ao trailer (em inglês): 



Nenhum comentário: