quinta-feira, 27 de outubro de 2011

"Actor-Caster" - Generationals - 2011


O Generationals é um duo oriundo de New Orleans (Louisiana, USA), formado por Ted Joyner e Grant Wildmer. Em 2009 estrearam com um bonito álbum intitulado “Con Law”, onde reuniam os anos 60 com indie pop de maneira cativante. Desse primeiro registro vieram canções como “When They Fight, They Fight” e “Exterior Street Date”, que além de induzir a cantar junto, deixavam um sorriso complacente no rosto.

Depois de um EP no ano passado (“Trust”) o duo da terra onde a música parece já nascer abençoada pelos deuses, surge com o segundo álbum. “Actor-Caster” segue a linha do predecessor e consegue ir mais adiante, mesmo que não tenha uma canção do porte das duas anteriormente citadas. São 10 faixas que tem como única missão deflagrar no ouvinte uma sensação de bem estar, de uma felicidade instantânea e verdadeira.

“Actor-Caster” continua trazendo os 60’s como matriz em seus mais diversos aspectos, indo desde as bandas inglesas, passando pelo soul americano e embarcando nas melodias dos grupos vocais regadas a palmas e bateria marcada. No entanto, avança um pouquinho e começa uma pequena paquera também com as doces baladas dos anos 50, a eletrônica e o pop de bandas contemporâneas como Belle And Sebastian, The Shins e MGMT.

A abertura com o pop indie de “Ten-Twenty-Ten” já cativa o ouvinte de cara. Com uma guitarrinha emitindo fraseados simples e melodia suave, a banda canta sobre uma amizade que se encontra ameaçada. Já em “I Promise” o ritmo é das bandas da invasão inglesa dos 60’s, enquanto em “Yours Forever” são os efeitos eletrônicos que quebram a melodia, para que em “You Say It Too” o clima seja de um soul deliciosamente retrô.

"Goose & Gander” poderia muito bem ser de um disco dos escoceses do Belle And Sebastian e “Dirty Mister Dirty” explora o nicho das canções de grupos vocais. “Black & White” é a canção mais escura do disco, fala sobre solidão e lutas cotidianas, e serve para mudar um pouco o clima até que tríade final composta por “Tell Me Now”, “Greenleaf” e a ótima “Please Be It” chegue e retorne tudo para a concepção inicial.

Entre tantas bandas que usam os anos 60 para moldar sua música, o Generationals crava com “Actor-Caster” um lugarzinho de destaque. A produção acerta na dosagem entre retrô e moderno, dobrando vocais e afundando estes na mixagem quando acha por bem. O novo álbum desse duo de New Orleans é como se fosse um bate papo rotineiro entre amigos em um final de tarde qualquer. Despretensioso, leve, fugaz e sempre prazeroso.

Site oficial: http://generationals.com

Twitter: http://twitter.com/generationals 

Assista o clipe de “Ten-Twenty-Ten”:



Nenhum comentário: