domingo, 9 de outubro de 2011

"Sonhando Devagar" - Kassin - 2011


Caetano Veloso, Vanessa da Mata, Los Hermanos, Jorge Mautner, Adriana Calcanhotto, Lenine, Orquestra Imperial. O que todos esses nomes têm em comum? Todos eles, em algum momento da carreira contaram com a produção de Alexandre Kassin, um tipo de mago da atual música nacional, como em outras épocas (guardadas todas as devidas proporções) fora o Liminha.

A história de Kassin com a música já data de um bom tempo. Ele foi baixista da banda Acabou La Tequila, teve um projeto eletrônico chamado Artificial e junto com Moreno Veloso e Rodrigo Domenico embarcou no trio +2. Fora isso, conta com diversas produções de discos de nomes como os dispostos acima. Agora em 2011 chegou a vez de projetar o próprio trabalho. 

“Sonhando Devagar” traz o músico com um grupo de apoio formado por Stéphane San Juan (bateria, percussão), Alberto Continentino (baixo, rhodes) e Guilherme Monteiro (guitarra), além da presença de outros como Donatinho (teclados) e Marlon Sette (trombone). Com lançamento pelo selo Coqueiro Verde Records, mostra um pouco de um universo bastante particular.

No trabalho, Kassin explora uma sonoridade que utiliza de experimentalismos e envolve estes em uma rede retrô na grande maioria das vezes. As letras habitam uma terra repleta de viagens e flertes com situações pouco convencionais. Em “Mundo Natural” que abre o trabalho, temos uma melodia que remete aos anos 80 e o músico se imaginando como um predador que corre atrás de zebras, por exemplo.

Essa busca das letras pelo incomum é um dos maiores destaques do trabalho. Kassin brinca de usar melodias doces e harmoniosas como condutoras para versos como “tomates e bananas são muito salutares, contêm muito potássio e são deliciosos” da faixa “Potássio”. E deixa bastante claro o intuito de provar que a união de música e letra é superestimada e pode ser nonsense e também funcionar. 

“Sonhando Devagar” exibe isso praticamente em todas as suas 10 canções. Do pop simples de “Fora de Área” até a caribenha e maluca “Sorver-te” que fecha o álbum, passando pelo dancehall funkeado da absurda “Calça de Ginástica”, onde mostra de forma evidente que os sonhos que habitam a sua mente não são nem um pouco convencionais ou facilmente assimiláveis pela grande massa.

Organizado de maneira a ir em uma crescente do calmo pop a experimentações mais incisivas, “Sonhando Devagar” é acima de tudo um extremo exercício de estilo, o que se sobrepõe acima de qualquer outra coisa que se imagine. Percebe-se indícios da qualidade que sempre foi esperada de Kassin como artista individual, no entanto, não consegue ir muito além do que isso infelizmente.

Site oficial: http://www.coqueiroverderecords.com/kassin

Twitter: http://twitter.com/kassinkassin 

Escute “Fora de Área”: 

Nenhum comentário: