quarta-feira, 23 de junho de 2010

“O Dia em que James Brown Salvou a Pátria” - James Sullivan

“O Poderoso Chefão do Soul”. “Senhor Dinamite”. “O Irmão Número 1 do Soul”. “O Homem que Mais Trabalhou no Show Business”. Esses são apenas alguns dos apelidos que James Brown acumulou durante a carreira. Fundamental na música negra norte americana, levou o soul e o rhythm & blues para além dos seus limites, criou uma sonoridade própria (para muitos inventando o funk) e serve até hoje de influência para uma incontável gama de outros artistas.
Em 5 de abril de 1968, um dia após o assassinato de Martin Luther King, James Brown subia no palco do Boston Garden, com a missão de acalmar uma cidade prestes a estourar como tantas outras que explodiam naquele momento pelo país. Kevin White, o prefeito da cidade de Boston na época, mesmo a contragosto no inicio, armou uma estratégia para o show do cantor, incluindo transmissão ao vivo para toda a cidade, o que contribuiu para que os nervos se acalmassem.
O jornalista James Sullivan conta essa e outras histórias em “O Dia em que James Brown Salvou a Pátria”, lançamento desse ano da Editora Zahar com 200 páginas. Focado nesse show ímpar e em todo o clima de tensão que existia nas ruas dos U.S.A, o jornalista aproveita também para traçar um quadro geral da vida e obra do cantor, olhando diretamente para seu envolvimento na luta pelos direitos civis dos negros e na tentativa de construir um futuro melhor.
James Sullivan se apóia em diversos depoimentos de pessoas ligadas a James Brown para corroborar suas teses, disponibilizando uma considerável bibliografia no final. A maneira que ele escolhe para conduzir o trabalho é que às vezes é um pouco confusa pulando de um momento para outro sem que uma ponte de interligação seja feita. Seu tom apaixonado pelas canções e principalmente pela figura transcendental de James Brown, também pesa um pouco na balança.
James Brown, que sempre fez as coisas da sua maneira contrapondo na mesma proporção carisma e manipulação e falando o que bem queria inclusive a presidentes, teve com qualquer outro artista momentos de fama e outros de declínio, até falecer em 25 de Dezembro de 2006. “O Dia em que James Brown Salvou a Pátria” cumpre o intuito de mostrar esse dia em especial, além de servir como ponto de partida para conhecer a obra fantástica que o artista gerou.

Nenhum comentário: