quinta-feira, 10 de junho de 2010

"Apanhador Só" - Apanhador Só - 2010

Apanhador Só. Preste bem atenção nesse nome em 2010. O grupo gaúcho desembarca no seu primeiro disco nesse ano e chega com um trabalho repleto de qualidades. Carregando o mesmo nome da banda, o álbum foi forjado de maneira independente depois de dois Ep´s lançados em 2006 e 2008. O quarteto é formado por Alexandre Kumpinski no vocal e guitarra, Felipe Zancanaro na guitarra, Fernão Agra no baixo e Martin Estevez na bateria.
“Apanhador Só” está disponível gratuitamente para download no site oficial e na página no Trama Virtual (links abaixo). São 13 faixas que unem mpb e rock, Clube da Esquina e Tortoise, Tom Zé e Radiohead, Los Hermanos e The Sea And Cake. As letras são bem construídas e ora contam histórias de uma maneira meio antiga, ora sacam da carteira tiros rápidos de ironia. Nenhuma faixa passa sem provocar alguma reação positiva no ouvinte.
A abertura já traz uma das grandes faixas do ano até agora. “Um Rei e o Zé”, parceria de Alexandre Kumpinski com Ian Ramil (filho de Vitor Ramil) é deliciosa, alternando melodia e um peso moderado. Fecha com versos bem escritos: “não leva a mal/eu só queria poder ter outra filosofia/mas não nasci para conversar com rei”. São muitos os destaques. “Maria Augusta”, por exemplo, mistura Mutantes, psicodelia, forró, barulhos diversos e guitarras.
“Peixeiro” traz desesperança quando canta “o nosso amor, uma garrafa de vinho/virando vinagre devagarinho”. “Bem-Me-Leve” une Fernando Venturini e Los Hermanos. “Nescafé” vem com guitarras, desamor, cambalachos e milongas. “Jesus, O Padeiro e O Coveiro” é cheia de efeitos e faz o Violeta de Outono namorar o Pavement. “Vila do ½ Dia” muda tudo de novo. Insanamente alegre, pop, ensolarada. Canção para manhãs de domingo.
O Apanhador Só estréia mostrando um interessante mosaico de influências que vão conversando devagarinho, sem pressa, puxando uma cadeira, abrindo a primeira cerveja e quando menos se percebe estão completamente envolvidas, abraçadas e convivendo em harmonia. Tipo de banda que a primeira audição do disco serve somente para conquistar, deixando o verdadeiro prazer para futuras audições. Gratíssima surpresa do ano.
O disco está disponível gratuitamente para download nos links abaixo: http://www.apanhadorso.com http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/apanhador_so

Nenhum comentário: