sexta-feira, 4 de junho de 2010

"Mother - A Busca Pela Verdade" - 2009

Até onde uma mãe pode chegar devido ao amor pelo filho? Quanto sofrimento pode agüentar? Até onde chegam seus limites morais? “Mother - A Busca Pela Verdade” responde a essas perguntas. O quarto filme do diretor coreano Joon-ho Bong (de “O Hospedeiro” e “Memórias de Um Assassino”) enche os olhos, baseado nessa trama central. Ao mesmo tempo que cria um competente thriller policial satiriza a sociedade em tons de comédia.
Em uma cidade pequena, Yoon Do-joon (Bin Won) é um adulto que aos vinte e poucos anos vive sobre a bainha da mãe. Com problemas mentais, Do-jonn é lento, não compreende bem as coisas e esquece a grande maioria. Sua vida seria cômica se não fosse trágica. A mãe (Kim Hye-ja em atuação esplendorosa) vive vendendo raízes e praticando acupuntura às escondidas, para o sustento do filho. É extremamente protetora e preocupada.
A vida corre mais ou menos dentro da rotina (nada normal) de mãe e filho, quando ocorre um assassinato de uma jovem colegial na cidade. Há anos que o lugar não lidava com algo do tipo e absurdos e mais absurdos são cometidos na resolução do caso. O diretor detona polícia, sistema jurídico e a hipocrisia da sociedade, através da ineficiência da polícia, que logo escolhe o jovem Do-joon como autor do crime e pelo ridículo advogado escolhido para a defesa.
O tom de sátira utilizado pelo diretor nesse ponto é realmente brilhante. Parece leve, mas carrega fortes críticas embutidas. Devido a ineficiência da polícia e do seu advogado, a mãe de Do-joon resolve iniciar uma investigação própria para achar o real assassino da menina. Essa investigação feita com amadorismo e por caminhos estranhos, leva essa mãe a percorrer com coragem e dedicação, estradas sujas e imorais, onde a falta de orgulho é necessária.
“Mother - A Busca Pela Verdade” é mais um exemplo de excelência do cinema coreano, que ano após ano apresenta mais surpreendentes trabalhos. No novo filme de Joon-ho Bong, a surpresa faz parte do jogo. O roteiro aparece com reviravoltas realmente inesperadas, vinculado a uma ótima fotografia e um impecável trabalho dos atores. Ninguém é realmente bom ou mau nessa visão. Faz-se o necessário. Um teste para o amor de qualquer mãe.

Nenhum comentário: