quarta-feira, 27 de agosto de 2008

"Viva La Vida or Death and All His Friends" - Coldplay - 2008

Deixei passar um pouco a poeira desse lançamento, escutei bem durante alguns meses antes de tecer algumas frases sobre ele por aqui. Até tava desisitindo de escrever, tudo meio que já havia sido escrito, mas, no entanto, porém, hoje tava escutando e deu vontade de deixar umas palavras. Antes de mais nada devo confessar que não sou grande fã do trabalho do Coldplay.
Até gosto (bem) de músicas como “Trouble”, “Yellow”, “In My Place” e “God Put a Smile Upon Your Face”, mas em termos gerais sempre achei Chirs Martin apesar de talentoso, pretensioso demais, caracteristica que acabava por deixar seu trabalho chato e sem sal. Sempre brinquei que o Travis era tudo que o Coldplay queria ser e não conseguia. Isso dá uma boa mudada com o lançamento de "Viva La Vida or Death and All His Friends".
Olha que escutei muito esse disco até me convencer e afirmar que é um dos melhores de 2008. Para estar no Top 10 com certeza. A maior parte da culpa pode ser creditada tranquilamente a dupla de produtores Brian Eno (que dispensa apresentações) e Markus Dravs (Arcade Fire) que limpou o som do Coldplay e fez ganhar uma energia capaz de fabricar aquelas canções que são cantadas por um estádio cheio, como a banda em que o trabalho mais se inspira, o U2.
A sonoridade do U2 está por todos os lados e em quase todos os instrumentos. Isso ao mesmo tempo que deixa as canções com um clima interessante, às vezes enche o saco por parecer tanto. Tudo em “Viva La Vida or...” está melhor. A maneira de Chris Martin cantar, suas letras, as guitarras e principalmente os teclados que aqui passaram a ser mais sabiamente utilizados do que anteriormente.
Canções como a instrumental “Life In Technicolor” que abre o disco, “Lost!”, as excelentes “Lovers In Japan”, “Viva La Vida” ou “Violet Hill” (uma das músicas de 2008), podem tocar e tocar que você continuará cantando. Muitos afirmaram que este é o melhor disco gravado pelo U2 nos últimos anos, o que é uma grande maldade, mas sem dúvida "Viva La Vida or Death and All His Friends" é o melhor trabalho da carreira do Coldplay. Pode anotar.
Site Oficial: http://www.coldplay.com

Nenhum comentário: