domingo, 10 de agosto de 2008

“Teatro Que Celebra a Extinção do Inverno” - Stuart - 2008

Ouvi falar nos catarinenses do Stuart alguns anos atrás, muito por parte e culpa do Wander Wildner que sempre citava a banda em entrevistas. Em 2006 os sulistas estrearam (depois de alguns eps) com “Honestidade Não Enche Barriga”, um disco com boas influências do punk rock e que trazia pequenas pérolas como “Um Bom Motivo” (até hoje muito bem tocada aqui na casa), “Punk Falido”, “Trilha Sonora Para Nossas Vidas” e “Final de Tarde”.
Dois anos depois, Gustavo Kaly e sua trupe voltam a cena com “Teatro Que Celebra a Extinção do Inverno”. Composto por dez canções que foram disponibilizadas em junho para download no site do Senhor F (ainda está lá, passe em: http://www.senhorf.com.br), o novo rebento dá uma mudada na sonoridade da banda, o rock do Stuart volta com mais influências de folk, em ritmo um pouco mais lento e com mais violões.
A pergunta que fica é se essa mudança foi para melhor. Não é para melhor ou pior e sim ou outro momento da banda que resolve realizar algumas outras apostas. Na primeira vez que escutei, confesso que não gostei muito, mas a medida que o albúm vai passando, ele vai crescendo e mostrando suas pequenas graciosidades escondidas, até lhe convencer a escutar cada vez mais.
Em recente entrevista, Gustavo Kaly disse que na verdade seriam 15 canções organizadas como um espetáculo teatral, que acabaram convertendo nas 10 que estão no disco. Melhor assim. Discos longos geralmente enchem em algum momento. Esse “Teatro...” não. São canções com ótimas letras, explorando o cotidiando com certa ironia e alguma fantasia, enquanto as melodias são agrupadas em temas guiados por violões e backing vocals em sua grande maioria.
Organize uma sequência com “Carta de Despejo” (outro pequena obra prima), “Desenvolvedor de Paranóias”, “Técnica de Ignorar Motivos” e “Canção Para Valorizar o Silêncio”, alguns destaques do trabalho e deixe rolar por algumas horas. “Teatro Que Celebra a Extinção do Inverno” é um dos bons discos de 2008, mostrando a evolução de uma banda com alguns bons anos de estrada que se mostra madura o suficiente para buscar novos caminhos sem forçar a barra em nenhum momento.
Site: http://www.bandastuart.com.br
My space: http://www.myspace.com/stuart

Nenhum comentário: