domingo, 9 de setembro de 2007

"Cidade dos Homens" - 2007

Quando anunciaram que a série televisiva da rede Globo “Cidade dos Homens” viraria filme, a pergunta era: “Como vai ser?”. Vindo na esteira do sucesso de “Cidade de Deus” e contando com boa parte dos profissionais e atores envolvidos neste, a série foi um grande sucesso (com méritos) entre os anos de 2003 a 2005. Mas quando se trata de levar o assunto para o cinema a conversa sempre é mais embaixo.

Para aqueles que arremessaram todas as pragas possíveis sobre a qualidade do longa, essas não valeram de nada. Isto não quer dizer que este filme seja um novo “Cidade de Deus”, longe disso. No entanto se trata de um bom filme, focado em dramas urbanos de personagens que com certeza estão espalhados em grande número pelo país afora. Retrato fiel de uma cidade e de toda uma juventude.

Aproveitando dois ganchos da série é que o roteiro de Elena Soarez se desenvolve. Laranjinha (Darlan Cunha) e Acerola (Douglas Silva) já estão completando 18 anos e tentam achar seu lugar no mundo enquanto o primeiro busca pelo pai e o segundo tem que conviver com a responsabilidade de ser um. Em meio a isso, ainda existe a briga às vezes desesperadora para fugir do tráfico e principalmente sobreviver.

Um dos pontos mais positivos de “Cidade dos Homens” é humanizar o morro, mostrando todo um cotidiano de pessoas que estão a margem da violência por mais que tenham que conviver com ela todo santo dia. O filme soube também não glorificar as ruas, apesar de todo o fascínio que estas podem representar para os adolescentes que no meio da falta de opção se vêem com um fuzil na mão.

Com uma direção bem competente a cargo do Paulo Morelli, “Cidade Dos Homens”, consegue sobreviver fora da série que a consagrou ao mesmo tempo em utiliza elementos desta para tocar a história. Não espere um novo “Cidade de Deus”, talvez seja como uma espécie de filho, mas um filho que fica longe da sombra do pai, fazendo bonito, mostrando a vida e comovendo em determinados momentos.

Nenhum comentário: