quarta-feira, 12 de setembro de 2007

"Yes, U" - The Devastations - 2007

Há mais ou menos uns dois meses atrás me deparei com o grupo australiano (agora erradicado em Berlim) The Devastations pela internet. O trio formado por Conrad Standish (vocal e baixo), Tom Carlyon (vocal e guitarra) e Hugo Cran (bateria), tem um trabalho bastante interessante desde 2002 e representou uma bela descoberta aos meus ouvidos.

O primeiro disco “The Devastations” foi lançado em 2003, sendo seguido pelo excelente “Coal” do ano passado (que muito provavelmente teria ingressado na lista dos melhores de 2006, caso tivesse escutado há tempo). Esse ano chega a vez do terceiro registro, “Yes, U” que vem recebendo elogios de grande parte daqueles que tiveram o prazer de escutar as suas dez canções.

Nos seus dois primeiros álbuns, a identificação com o trabalho de Nick Cave era imediata e bastante visível, apesar de perceber outras influências como Leonard Cohen e Van Morrison. Neste “Yes, U”, a sonoridade apesar de ainda ter forte caracterização dessas fontes acima citadas, engloba mais de Lou Reed e principalmente de David Bowie na fase “Low”.

“Yes, U” não desperta o mesmo vicio no ouvinte que “Coal” seu antecessor tinha o poder de fazer, mesmo assim é um belo registro. Canções que parecem ter saído de algumas décadas atrás, com um clima quase de space rock em alguns momentos, embalados em uma estrutura que remete a melancolia e tristeza sem chegar a tanto. Um universo interessante de ser conhecido.

Desde o clima da abertura de “Black Ice”, passando pela bowieana “Oh me, Oh My” e seus mais de sete minutos, pelo rock oitentista de “Mistakes” (a canção mais “alegre” de toda a carreira da banda) ou pelas bonitas “The Face Of Love”, “An Avalanche Of Stars” e “The Saddest Song”, fechando com o tema “Misericórdia”, tudo merece apreciação.

The Devastations acabou se tornando banda querida e bastante escutada aqui na casa, ouça e duvido que não faça o mesmo.

Site:
www.devastations.net
My Space: www.myspace.com/devastations

Download de “Yes, U”
de 2007.
Download de “Coal” de 2006.
Download de “The Devastations” de 2003.
Senha: coisapop

Um comentário:

Mizuhara disse...

Ebaaaaaaaa não conhecia asudhasudhasu =) claro q ouvirei agora!

abraço