quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Vôo United 93 (United 93) - 2006


O dia 11 de setembro entrou para a história mundial representando um marco que pode ser analisado por diversos pontos de vista e que mudou bastante a forma do mundo se comportar. Não demoraria muito para o cinema voltar seus olhos para esse dia, como é o caso de “Vôo United 93” lançado ano passado, disponível agora em DVD.

O diretor Paul Greengrass (de “Domingo Sangrento” e “Supremacia Bourne”) resolveu mostrar os fatos de acordo com a sua visão. Para tanto ele foca seu filme no Vôo United 93, que dos quatro aviões seqüestrados neste fatídico dia foi o único que não consegui atingir o alvo devido a uma intervenção dos passageiros. O vôo caiu em espaço vazio matando todos os seus tripulantes.

Para compor um filme que tem algo de documentário e reside mesmo que não intencionalmente a uma homenagem para todas as vitimas do atentado, apenas mostrando os fatos não emitindo quaisquer opiniões, o diretor convenceu os atores envolvidos a estudarem a vida dos passageiros e contou com a ajuda dos familiares dos envolvidos para caracterizar de forma mais real seu filme.

Com uma tremenda intensidade resaltada em uma câmera nervosa entre as mãos, somos convidados a entrar no vôo como testemunhas oculares, sendo plenamente envolvidos no terror e tensão por qual passaram aqueles tripulantes, vendo tudo acontecer na frente dos seus olhos e sem poder fazer muita coisa.

Mostrando também sublinarmente o lado dos terroristas e a reação das pessoas aos ataques que abalaram o mundo, o diretor consegue extrair extremas doses de suspense mesmo que já saibamos do final, mostrando toda a carga de emoção administrada nos 90 minutos em que o avião esteve no ar.

Um retrato bem feito do mundo atual e que nos leva a entender um pouco mais essa esfera que nos cerca chamada atualidade.

Nenhum comentário: